Topo

Fiat terá conceito "SUV-cupê" no Salão de São Paulo; veja vídeo

Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

19/10/2018 16h06

Protótipo marcará ingresso da marca no mercado de SUVs com estilo de Renault Arkana e Jaguar I-Pace; assista

A Fiat divulgou nesta sexta-feira (19) um vídeo para apresentar os primeiros traços de um misterioso conceito a ser revelado no Salão de São Paulo, em novembro. Assista logo acima.

O teaser expõe de maneira muito breve alguns croquis e imagens em close do mocape a ser apresentado na mostra paulistana. UOL Carros enxergou ali a antecipação de um futuro crossover com ares de "SUV-cupê".

Veja mais

+ Fiat promete 15 novos carros para o Brasil
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Seria o tão aguardado SUV baseado no Argo, que será lançado no mercado até 2020? Ou um modelo de porte maior? Será preciso conhecer o protótipo de perto na mostra para ter as respostas.

De qualquer forma, ao congelar a imagem por volta de 8 segundos de vídeo -- que tem um total de 1 minuto --, é possível perceber mais claramente como será a proposta: linha de cintura bastante elevada, teto "acupêzado", conjunto óptico dianteiro separado em camadas (como na picape Toro) e lanternas traseiras bem afiladas, além de integradas por um refletor central (tal qual ocorrerá com o Volkswagen T-Cross). 

Apesar do discurso dos desenhistas sugerir uma proposta visual "marcantemente italiana", os esquetes laterais do protótipo trazem certa similaridade com um modelo... britânico. Estamos falando do elétrico Jaguar I-Pace. Tal impressão é reforçada em outro momento do vídeo, aos 36 segundos, quando imagens do mocape sendo moldado em argila exibem paralamas bastante proeminentes, além de curvas e vincos expressivos na área das portas. A ideia também está sendo explorada por uma rival direta da Fiat, a Renault, que já adiantou detalhes do seu Arkana.

Segundo a Fiat, o estudo foi desenvolvido totalmente pelo centro de design da marca em Betim (MG), e trará "quatro novos princípios" à identidade visual da marca: humanismo, ousadia, contemporaneidade e flexibilidade, todos voltados em especial ao segmento de "veículos utilitários" -- é possível identificar elementos dos esboços que também remetem à picape Toro e a outras criações da Fiat-Chrysler. Em outras palavras: seja qual for o porte do conceito, fato é que ele marcará o ingresso definitivo da fabricante italiana no cada vez mais povoado mercado de SUVs.

Esboços de futuro conceito da Fiat - Reprodução - Reprodução
Croquis do misterioso conceito da Fiat exibem uma proposta bastante agressiva: há elementos de Toro na dianteira e na traseira, e de Jaguar I-Pace na silhueta lateral
Imagem: Reprodução

Tradição em conceitos

Este será o oitavo conceito apresentado pela Fiat na história dos Salões do Automóvel de São Paulo. Em 2016, durante o especial pelos 40 anos da inauguração da fábrica de Betim, UOL Carros conheceu de perto alguns deles e conversou com Fassbender sobre o tema. Confira no vídeo logo abaixo.

Na lista de protótipos criados pela montadora estão o FCC Adventure (cujos traços inspiraram a Palio Weekend Adventure), o futurista Mio, o simpaticíssimo Uno Cabrio e o arrojado FCC4, que antecipava o visual da atual Toro.

O Salão de São Paulo estará aberto ao público entre os dias 8 e 18 de novembro, e terá cobertura in loco da equipe de UOL Carros.

Relembre os clássicos conceitos da Fiat no Brasil

UOL Carros