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Carro elétrico: Hyundai vai lançar 38 modelos para tirar "atraso"

Divulgação
Hyundai Ioniq EV Imagem: Divulgação

Sohee Kim e Ma Jie

Em Seul (Coreia do Sul)

17/12/2017 08h00

Objetivo é ganhar relevância na corrida global por novas tecnologias; Hyundai e Kia ainda acreditam muito em modelos a hidrogênio

A Hyundai Motor, retardatária em relação às rivais no lançamento de novos veículos elétricos, vai acelerar o plano de eletrificação no momento em que governos de todo o mundo estão reprimindo carros movidos a combustão.

A Hyundai e sua afiliada Kia Motors planejam levar ao mercado 38 carros "verdes" nos próximos oito anos -- sete deles chegam até até 2025, disse o vice-presidente sênior Lee Ki-sang a jornalistas. Boa parte será de modelos elétricos.

Atualmente, Hyundai Ioniq (que vem ao Brasil) e Kia Soul EV (que foi testado, prometido, mas não comercializado amplamente) são os únicos veículos elétricos do grupo, mas também estão disponíveis o ix35 a célula de combustível (hidrogênio), e alguns híbridos plug-in. As vendas de carros "verdes" de Hyundai e na Kia chegaram a 186.000 unidades no período de nove meses até setembro, segundo dados fornecidos pela empresa.

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Três anos atrasada

As fabricantes coreanas estão na corrida mundial para desenvolver veículos com conjuntos de motor e transmissão alternativos. Com o objetivo de combater a poluição, alguns países, liderados por Noruega, China e Alemanha, se preparam para eliminar gradualmente o uso de veículos a gasolina e a diesel. Volkswagen, Daimler, General Motors e BMW também anunciaram planos de lançar veículos elétricos, prometendo investir bilhões de dólares em uma transição que as distanciará dos motores de combustão interna.

"A Hyundai deveria ter sido pioneira em veículos elétricos, mas ainda assim acompanha a tendência de perto", disse Kim Phil-soo, professor de engenharia automotiva da Universidade Daelim, perto de Seul. "A Hyundai está uns três anos atrasada."

Em setembro, a VW anunciou o plano de construir versões elétricas de todos os 300 modelos das 12 marcas do grupo até 2030. A GM anunciou que oferecerá 20 modelos movidos apenas a bateria até 2020. A aliança Renault-Nissan-Mitsubishi pretende lançar 12 novos veículos completamente elétricos até 2022. A Daimler planeja lançar 10 veículos elétricos até 2022, e a BMW planeja oferecer pelo menos 12 veículos totalmente elétricos até 2025.

Embora as baterias tenham-se consolidado como o caminho a seguir na transformação do setor, a Hyundai Motor ainda aposta no desenvolvimento da tecnologia de células de combustível à base de hidrogênio, que está tendo dificuldades para conseguir uma aceitação maior no mercado. A empresa coreana começou a negociar com a Fiat-Chrysler Automobiles uma parceria para a fabricação de motores à base de hidrogênio, que não emitem nada além de calor e água, ou seja, nenhum dos gases responsabilizados pelo aquecimento global.

A Hyundai Motor quer flexibilidade na abordagem para o desenvolvimento de automóveis ecológicos, disse Lee.

"Existem 1.200 fabricantes de veículos movidos a bateria no mundo, mas apenas três detêm tecnologia para produzir carros com células de combustível", disse Lee, que chefia a divisão de desenvolvimento NEV do grupo. "Vemos que o carro movido a hidrogênio é a direção definitiva, mas não estamos dizendo que apostaremos tudo nisso. Por enquanto, trabalharemos com veículos elétricos e veículos a células de combustível."

 

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