Topo

Motos

Retrospectiva 2017: 10 fatos que marcaram o mundo das motos este ano

Divulgação
Queda nas vendas deram trégua nos últimos meses e fabricantes já projetam crescimento em 2018 Imagem: Divulgação

Arthur Caldeira

Da Infomoto

28/12/2017 04h00

Popularização dos scooters, freios mais eficientes, Salão Duas Rodas e outros acontecimentos relembram como foi o ano no segmento

Embora 2017 não tenha sido dos melhores anos para as motos, nem tudo foi ruim neste segmento. As vendas caíram em relação a 2016, mas a queda deu uma leve trégua nos últimos meses -- ainda pouco para se falar em recuperação, mas suficiente para animar as fabricantes, que já projetam crescimento tímido de 5% para 2018.

Antes de planejar o ano que vem, Infomoto e UOL Carros relembram 10 fatos importantes que marcaram este ano para o setor de duas rodas.

Divulgação
Scooters, como o Honda SH 150, caíram no gosto do consumidor brasileiro: vendas devem crescer 57% Imagem: Divulgação

1. Scooters caíram no gosto

No início de abril a Honda lançou o SH 150, terceiro scooter do seu line-up. Com visual requintado, rodas grandes (aro 16) e freios ABS de série, ele veio para disputar um segmento que não pára de crescer. Segundo a Abraciclo, associação dos fabricantes, as vendas dessa categoria devem fechar com aumento de 57% neste ano, passando das 37.293 unidades vendidas em 2016 para um patamar de quase 59 mil emplacamentos. Além disso, as opções também estão cada vez mais variadas: além do campeão de vendas PCX 150 e dos SH 150 e SH 300, a Honda ainda passou a oferecer o sofisticado (e caro) X-ADV. Já a Yamaha aposta no popular Neo 125 e no moderno NMax 160. Uma saudável disputa, na qual quem sai ganhando é o consumidor.

2. Marca nova no mercado

As crises econômicas e políticas adiaram, mas não cancelaram, a chegada da anglo-indiana Royal  Enfield ao Brasil. O plano era iniciar as atividades em 2016, mas somente em abril deste ano a fabricante (controlada pelo grupo indiano Eicher  Motors) desembarcou oficialmente por aqui, com subsidiária local e planos de longo prazo. Os três modelos disponíveis têm visual clássico, mecânica simples e preço acessível -- variando entre R$ 18.900 e R$ 24.500 -- e são vendidos na única concessionária da marca, em São Paulo. Para o próximo ano, devem desembarcar por aqui outras motos globais do line-up da marca, como a trail  Himalayan de 400cc e os recém-lançados bicilíndricos de 650 cc.

Divulgação
Royal Enfield chegou oficialmente ao Brasil em abril com três modelos importados Imagem: Divulgação

3. Freios combinados

Gradativamente os fabricantes passam a oferecer motos com sistemas de freios combinados, aprimorados, o que significa mais segurança para o motociclista. Neste ano, as versões populares da CG 160 (Start e Fan) e até mesmo a trail  NXR 160 Bros ganharam o conjunto que distribui a frenagem entre as duas rodas, caso o motociclista pise apenas no pedal de freio traseiro. Apresentada no início de dezembro, até a nova geração da Biz (110 cc e 125 cc) ganhou o sistema. Outras fabricantes, como Yamaha e Kawasaki, também lançaram modelos com esse equipamento.

4. Revolução custom

Em uma das maiores renovações de line-up em seus quase 115 anos de história, a Harley-Davidson revolucionou a linha Softail. Completamente renovada, com quadros e suspensões novos, os oitos modelos também receberam motor V2 de 1.745 cc com oito válvulas, chamado de "Milwuakee-Eight". Mais leves, potentes e melhores nas curvas, as motos também ganharam visual mais jovem e "cara" de moto customizada -- a mudança faz parte do plano da empresa de atrair novos consumidores e dobrar de vendas nos próximos dez anos.

Veja mais

Projeto de Lei quer regulamentar o corredor; veja regras
Vai viajar? Veja qual o melhor modelo para sua aventura
Moto com mão inglesa? Veja como não errar
Veja dicas para viajar de moto na altitude
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

5. Pequenas BMW

Em agosto as pequenas motos da BMW (finalmente) chegaram ao Brasil. Desenvolvida em parceria com a indiana Bajaj, a naked G 310R desembarcou com missão de atrair novos clientes e aumentar as vendas da marca -- apesar da pequena capacidade cúbica, a linha G 310 trouxe soluções técnicas interessantes, como o cilindro inclinado para trás, suspensões invertidas e freios ABS de série. Com 34,4 cv, o motor monocilíndrico também vai equipar a futura versão trail (G 310 GS), que chamou a atenção do público no Salão Duas Rodas. Projetada para ser uma aventureira urbana, ela deve começar a ser vendida no primeiro semestre de 2018.

6. Renovação na Kawasaki

Mesmo com a crise a Kawasaki não deixou de renovar sua linha no Brasil, com diversos lançamentos ao longo de 2017. A popular linha de 650 cc mudou completamente: a pacata ER-6n foi aposentada e em seu lugar surgiu uma moto com visual radical, motor redesenhado e ciclística mais ágil, a divertida Z 650. Já a Ninja 650 herdou essa nova ciclística e teve seu design modernizado. Sua irmã maior, a sport-touring Ninja 1000, também foi modernizada. Mas o lançamento mais esperado aconteceu em setembro com a chegada da Versys X-300, que inaugurou o segmento de aventureiras compactas. Equipada com o mesmo motor bicilíndrico da Ninjinha (a Ninja 300), mas com 40 cv, trouxe mais sofisticação e conforto para viajar do que as conhecidas trails de 250 cc do mercado. Mas isso tem um preço: salgados R$ 24.990.

Divulgação
Entre os lançamentos da Kawasaki, destaque para a Versys X-300, que inaugurou novo segmento Imagem: Divulgação

7. Cinco anos de Brasil

Neste ano, a Triumph  comemorou cinco anos de operação no Brasil. A marca inglesa desembarcou em outubro de 2012 com subsidiária e linha de montagem própria em Manaus (AM), mostrando que acredita(va) no potencial do nosso mercado -- a sede tem capacidade para produzir 7.000 motos/ano, praticamente o dobro do que é vendido atualmente. Nesta meia década, a empresa inaugurou 14 concessionárias (em praticamente todas as regiões do país) e vendeu cerca de 15 mil motos. A Tiger 800 é uma das bigtrails mais vendidas e modelo de maior sucesso da marca.

8. Salão Duas Rodas 2017

Mais importante evento do setor de motocicletas no Brasil e na América Latina, e edição 2017 do Salão Duas Rodas foi realizada no novo centro de exposições SP Expo (assim como o Salão do Automóvel de 2016). De casa nova, teve diversos lançamentos para todos os gostos, desde a Honda Biz até a exclusivíssima BMW HP4 Race, superesportiva de meio milhão de reais. Com diversas atrações, o evento injetou ânimo no setor e bateu recorde de público -- segundo Leandro Lara, diretor da Reed  Exhibitions  Alcantara Machado, empresa organizadora da mostra, 242 mil pessoas visitaram o SDR este ano.

9. Nova Yamaha Fazer 250

Um dos maiores sucessos de venda e uma das motos mais elogiadas pelos donos, a Yamaha Fazer 250 mudou completamente em 2017. Desenvolvida por engenheiros do Brasil, Índia e Japão em conjunto, a street transformou-se em uma naked mais esportiva. Apresentada no Salão Duas Rodas, foi o principal lançamento da marca no ano. Ganhou quadro inédito e design moderno, mas manteve o motor de um cilindro e 250 cc. Além disso, recebeu farol e lanterna em LED e freios ABS de série.

Divulgação
Completamente renovada, Fazer 250 ABS foi o principal lançamento da Yamaha neste ano Imagem: Divulgação

10. No fundo do poço? "Bora" subir

Acumulando quedas de vendas consecutivas nos últimos sete anos, as fabricantes comemoraram o fato de que devem fechar 2017 com os mesmos números do ano passado, com cerca de 900 mil unidades produzidas no total. Em outubro, a produção parou de cair e, em novembro, cresceu 5,6%. Para alguns, o mercado chegou ao fundo do poço, o que significa que agora deverá subir. A Abraciclo, associação dos fabricantes, projeta até crescimento de 5% para 2018. Embora tímido, não deixa de ser boa notícia para um setor que não parava de cair. Os juros baixos, a retomada lenta da economia e o aumento da confiança do consumidor são alguns dos motivos apontados para o otimismo da indústria.

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Motos