Moto Morini Scrambler utiliza motor esportivo por pura diversão

Da Infomoto

O estilo scrambler nasceu na Europa na década de 60. Eram as antepassadas das motos trail e caracterizavam-se pela robustez, potência, agilidade e pela fácil condução. A marca registrada era o escape lateral, teoricamente para superar riachos e trechos alagados. Agora, a italiana Moto Morini faz uma releitura deste radical conceito e apresenta a Scrambler, modelo que pode ser usado em aventuras por estradas de terra, mas também no dia-a-dia. Com características mecânicas de uma moto esportiva, esta Morini conta com o que há de mais moderno em termos de equipamentos fabricados na Itália: freios Brembo, suspensão Marzocchi e quadro Verlicchi. Ou seja, exclusividade em uma moto italiana puro-sangue.
  • Divulgação
O design retrô tem como base mecânica a 9 œ (nove e meio), naked da Moto Morini. Desenhada pelo engenheiro Franco Lambertini, a Scrambler tem motor V2 com 87° de inclinação entre os cilindros, batizado de Bialbero CorsaCorta. Com 1.187 cm³ de capacidade cúbica, o propulsor tem potência máxima de 117 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 10,4 kgfm a 6.700 rpm. Segundo o fabricante, este motor esbanja potência e tem muita força em baixas e médias rotações. Para maior economia, e para atender ao nível de emissão de gases na Europa, a moto está equipada com injeção eletrônica de combustível da Magneti Marelli.

CICLÍSTICA
Na dianteira, a Scrambler italiana conta com suspensão invertida (upside down) Marzocchi, com bengalas pintadas em preto de 50 mm de diâmetro e 150 mm de curso. O sistema de freios, da grife Brembo, é formado por dois discos de 298 mm de diâmetro e pinças de dois pistões, na roda dianteira. Na traseira, disco simples de 250 mm de diâmetro, com pinças de pistão duplo. Já o monoamortecedor foi fixado lateralmente na balança de alumínio, multiajustável.

Dependendo da tipo de utilização, a Moto Morini oferece duas opções de pneus para a Scrambler. Caso o piloto seja mais estradeiro, a moto pode vir equipada com pneus radiais Michelin Anakee 2. Se o condutor tiver o espírito mais aventureiro, a montadora sugere o Metzeler Karoo. Detalhe: a moto usa rodas de alumínio Excel, aro 19 na dianteira e 17 na traseira.

A parte estética, desenvolvida pela Marabese Design, traz de volta a riqueza de detalhes dos modelos da década de 60, porém em uma moto atual, moderna, impactante. Como não poderia ser diferente, esta italiana é montada sobre um chassi de treliça, feito em aço. Este trabalho foi feito pela Verlicchi exclusivamente para a Moto Morini. Em função da suspensão lateral, o quadro é extremamente rígido. O suporte do paralama cromado, o duplo escape lateral e a tela de proteção do farol contrastam com o desenho moderno do tanque. Assim como o painel de instrumentos formado por dois mostradores, um digital e outro analógico, coberto por uma pequena carenagem.

Para deixar a Scrambler com a cara do dono, a Moto Morini oferece uma ampla gama de acessórios -- bauletos, bolsas laterais, placa lateral para número, cavalete central e protetor de motor. Na Itália, modelo pode ser adquirido em duas opções de cores: preto/branco e branco/vermelho, ambas com quadro em preto. Em função de sua montagem quase que artesanal e requinte em todos os detalhes, a Scrambler custa 12.290 euros, cerca de R$ 32.700. Um preço alto até para os padrões europeus.

Para os brasileiros, porém, resta se contentar em admirar, pois a tradicional marca italiana não tem representante no país. (por Aldo Tizzani)

UOL Cursos Online

Todos os cursos