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Toyota confirma C-HR no Salão de SP "só para demonstração"

Do UOL, em São Paulo (SP)

12/10/2016 08h00

Depois de ser esmiuçado no Salão de Paris 2016, o C-HR já tem data para aparecer novamente. A Toyota do Brasil confirmou à reportagem de UOL Carros, nesta terça-feira (11), que irá trazer uma versão conceitual ao evento paulistano.

"Trata-se de um modelo conceitual apenas para demonstração. Por enquanto, não há planos de vendermos este carro", afirma de modo sucinto a fabricante. O Salão acontece entre os próximos dias 10 e 20 de novembro.

Embora a montadora não confirme, o C-HR seria ideal no cenário atual do mercado brasileiro, onde SUVs compactos não deixam de ser moda. Na Europa, ele já está à venda e parte de 22.800 euros (R$ 82 mil limpos) -- para se ter uma ideia, o Honda HR-V equivalente custa pouco mais de 21 mil euros.

Veja, em detalhes, como é o C-HR de produção

UOL Carros

O que emperra

O principal entrave do C-HR para chegar ao Brasil está nos custos de adaptação da plataforma modular TNGA -- que, por enquanto, fabrica apenas com o Prius, mas que dará origem ao novo Corolla. 

Só que a fabricação local da futura geração do sedã será inevitável, possivelmente até o final de 2017. E apostamos que a Toyota não deverá se manter alheia ao nicho dos SUVs compactos, onde HR-V e Renegade dividem a coroa.

Por isso, UOL Carros acredita que ter a plataforma TNGA localmente é apenas questão de tempo -- e isso seria um excelente movimento para produzir o C-HR, quem sabe até a metade de 2018.

Como ele é

A lista de equipamentos do modelo europeu é realista em relação ao que seus rivais já oferecem no Brasil. Mas há aquele "algo a mais" em termos de tecnologia que faria diferença em seu favor.

Nas versões de topo se destacam: abertura das portas e partida do motor com chave inteligente; conjunto óptico com projetores, luzes diurnas e lanternas de LED; ar-condicionado automático digital com duas zonas de resfriamento; assistente de estacionamento; controle de cruzeiro com limitador de velocidade; computador de bordo digital em tela digital colorida de 4,2 polegadas; volante multifuncional; e sistema de som premium da grife JBL com oito alto-falantes.

Visual externo é carregado de futurismo: dá para falar que o C-HR é o modelo mais interessante da Toyota atualmente. Faróis e lanternas possuem efeito tridimensional e levam o padrão de design "Estilo Arrojado" ("Keen Style"), que a Toyota inaugurou com o Corolla atual, ao limite. De fato, foi tão além que as lanternas projetadas da carroceria e em forma de gancho lembram muito a peças do novo Honda Civic.

Outra semelhança com a Honda está na linha de cintura elevada e portas traseiras que se escamoteiam na coluna C -- tais quais as do HR-V. Diferença apenas na maçaneta ao estilo "puxador", como de alguns esportivos. Teto recebe acabamento em tom preto brilhante, contrastando com o restante da pintura, em solução que está sendo adotada pelo Nissan Kicks.

Mas há extravagâncias originais da Toyota e que mostram personalidade: rodas de liga leve aro 18 são bem esportivas (ainda que muito grandes para nosso asfalto atribulado); bancos semiesportivos têm abas bem proeminentes e oferecem bom espaço aos ocupantes, embora atrapalhem área das pernas na fileira traseira.

Acabamento é primoroso e feito à europeia: linhas do painel são limpas, mas sem cair no clichê "oitentista" de Etios, Corolla e Hilux. Boa parte dos revestimentos são suaves ao toque e a Toyota, surpreendentemente, brinca com texturas, formas das guarnições das portas, assentos, forro de teto e ainda combina faixas coloridas internas com a pintura externa.