Fun bike Benelli TRE 1130K chega a R$ 57.900 sob forte concorrência

Da Infomoto

  • Caio Mattos/Infomoto

    Fun bike italiana se mostra versátil e requintada

Com design ousado e motor de três cilindros, a italiana Benelli TRE 1130K é uma fun bike de 123 cv de potência máxima que traz como diferencial itens só encontrados em motos de competição: freios Brembo, garfo Marzocchi e amortecedor Extreme Tech. Apesar da origem, hoje o controle acionário do fabricante está a cargo de um grupo chinês. No Brasil, onde chega por importação, a TRE K enfrentará artilharia pesada da situação: BMW R 1200 GS, Honda XL 1000V Varadero, Suzuki DL 1000 V-Strom, Ducati Multistrada, Buell Ulysses e Triumph Tiger 1050. Aliás, Benelli TRE K e a Triumph Tiger têm muita coisa em comum, principalmente o comportamento do motor, ambos de três cilindros em linha, de mais de 1.000 cm³. O preço sugerido para este modelo premium é de R$ 57.900.

Uma característica do motor de três cilindros em linha é sua força em baixas e médias rotações, como nos propulsores de dois cilindros em V, aliada à elasticidade dos motores de quatro cilindros em linha. Na prática, pilotar a Benelli TRE 1130K é uma tarefa bastante fácil, e até divertida -- e daí, também, a denominação fun bike.

Quando se gira o acelerador e o piloto passa as marchas, a transferência de potência é feita de forma bastante gradativa, sem sustos. O que impressiona neste propulsor de 1.131 cm³ de capacidade cúbica é seu torque máximo -- 11,4 kgfm a apenas 5.000 rpm. Por esta característica a moto se torna bastante versátil, já que trabalha com uma grande faixa útil do motor. Outro fator que ajuda no desempenho da moto Benelli é o câmbio de seis marchas, macio e bem escalonado. Ou seja, a parte motriz foi dimensionada para dosar de forma bastante equilibrada o duo formado por torque e potência.

FICHA TÉCNICA

Benelli TRE 1130 K
Motor: Três cilindros em linha, 1.131 cm³, DOHC, quatro tempos, refrigeração líquida.
Potência: 123 cv a 9.000 rpm.
Torque: 11,4 kgfm a 5.000 rpm.
Diâmetro e curso: 88 mm x 62 mm.
Taxa de compressão: 11,6:1.
Transmissão: Câmbio de seis marchas e transmissão final por corrente.
Alimentação: Injeção eletrônica.
Quadro: Treliça em aço com sub-quadro em liga de alumínio.
Suspensão: Dianteira por garfo telescópico invertido (upside-down), com bengalas de 55 mm; traseira por balança em treliça monoamortecida com regulagem de retorno e pré-carga da mola.
Freios: Dianteiro com disco duplo flutuante de 320 mm e pinças de quatro pistões; traseiro com disco simples de 240 mm com pinça de dois pistões.
Pneus e rodas: Dunlop Sportmax 120/70-ZR17 (dianteira) e Dunlop Sportmax 180/55-ZR17 (traseira).
Dimensões: 2.183 mm (comprimento), 850 mm (largura), 1.320 mm (altura), 840 mm (altura do assento) e 1.515 mm (entre-eixo).
Peso: 215 kg.
Tanque: 22 litros.
Preço: R$ 57.900 via Grupo Izzo.
CICLÍSTICA
Em uma pista de teste fica difícil avaliar como será o comportamento desta moto na estrada, seu habitat natural. Porém a TRE K contorna bem curvas, além de oferecer bom nível de conforto e ergonomia para o piloto. Esta fun bike oferece um conjunto de suspensão e freios da mais alta qualidade, usado em motos de competição, porém bastante compatível com a proposta estradeira.

Na dianteira, garfo telescópico invertido (upside-down) da grife Marzocchi com tubos de 55 mm e freios dignos das superesportivas -- disco duplo de 320 mm de diâmetro, "mordidos" por pinça de quatro pistões. Na traseira, a suspensão é monoamortecida da marca Extreme Tech e o disco de freio, simples de dois pistões, são da italiana Brembo, garantia de eficiência e respostas rápidas. Para ajudar no trabalho de absorver impactos e parar a moto, o modelo está calçado com pneus Dunlop Sportmax.

DESIGN
O desenho da Benelli TRE 1130K é o que chamamos "ame ou odeie". Uma mistura entre história em quadrinhos e filmes de ficção. Se você tiver bastante imaginação, a parte dianteira -- carenagem e para-brisa -- até lembra um gafanhoto. Porém radicalizar no visual é uma característica da marca italiana.

O tanque, com capacidade para 22 litros, também tem linhas arrojadas que oferecem encaixe para as pernas do piloto e boa autonomia. Mas o que chama mesmo a atenção são o chassi e a balança traseira, ambos construídos em aço de seção tubular.

Na traseira, a lanterna foi dividida em duas partes instaladas praticamente nas laterais do escapamento, que fica sob o assento. Já os piscas foram colocador no suporte da placa, sob o escape. (por Aldo Tizzani)

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