Husqvarna SMQ é moto-conceito que exibe design diferenciado e polêmico

Da Infomoto

  • Divulgação

Motos-conceito sempre têm espaço garantido em salões de motocicletas e exposições pelo mundo afora. Não foi diferente durante a 66º edição do Salão de Milão, o EICMA 2008, realizada no início de novembro na Itália. A Husqvarna não titubeou e expôs sua show-bike batizada de SMQ, que chamou muita atenção por despertar a curiosidade e exiber um design que divide opiniões. Conforme a própria marca, o objetivo é construir um novo tipo de motocicleta unindo prazer, diversão e facilidade na pilotagem, aliados ao baixo peso e à ótima maneabilidade.

A SMQ tem como palavras-chaves simplicidade e funcionalidade e adota um mix de tendências em seus componentes. Olhando pela primeira vez, parece tratar-se de uma moto ao estilo trail. O banco fino e de baixa altura em relação ao solo contribui para baixar o centro de gravidade e facilitar a pilotagem, assim como o estreito tanque de combustível. As belas rodas douradas calçadas em pneus largos e esportivos remetem às supermotards. Já os generosos discos de freios dianteiros, ao melhor estilo "margarida", são largamente utilizados nas esportivas atuais.

RADIADOR ACIMA DO FAROL
Divulgação
MAIS IMAGENS DA SMQ
EXCÊNTRICA
Um dos detalhes inusitados nessa Husqvarna é como o pára-lama traseiro e o escapamento são fixados. Uma barra de metal presa na parte inferior da rabeta serve para fixar a ponteira do escapamento e o pára-lama traseiro. O resultado disso é, no mínimo, excêntrico.

Continuando, a carenagem que abriga o farol traz também o radiador embutido. Para completar, suas mangueiras que chegam ao motor estão pintadas da mesma cor do quadro em treliça, levando os mais desatentos a pensar tratar-se de um chassi mais reforçado.

A mistura de estilos inclui ainda a unidade motriz, proveniente da BMW G 450X, trail de média cilindrada recém lançada no Brasil. O diferencial é que o pinhão está no mesmo eixo da balança traseira. Será que esse devaneio se torna realidade?
(por Bruno Parisi)

UOL Cursos Online

Todos os cursos