Piaggio MP3 Hybrid promete emissão de híbrido com desempenho de scooter a gasolina

Da Infomoto

  • Divulgação

Facilidade na condução e baixa emissão de gás carbônico na atmosfera. Estes dois temas nortearam o trabalho dos engenheiros da Piaggio para o desenvolvimento do MP3 Hybrid, apresentado na 66ª Esposizione Internazionale Del Ciclo e Motociclo (EICMA 2008), o popular Salão de Motos de Milão (Itália). O protótipo está equipado com dois motores: um à combustão e outro elétrico, que segundo a tradicional marca italiana integram a tradição dos motores a gasolina de baixo impacto ambiental, com uma força extra dos propulsores elétricos.

Ágil para o trânsito carregado dos centros urbanos, mas também bastante divertido para um passeio no final de semana, o MP3, com duas rodas na dianteira, precisava estar novamente à frente de seu tempo. Assim, a versão Hybrid não se limita a oferecer apenas duas possibilidades distintas de propulsão, mas incorporá-los em um sistema sofisticado que permite aos dois motores interagirem por via eletrônica e mecânica, sendo capazes de fornecer energia ao mesmo tempo para o scooter. Ao longo dos primeiros metros, o motor elétrico auxilia o motor tradicional, otimizando o desempenho, oferecendo aceleração mais eficiente. Mas também é possível operar apenas com o motor elétrico, já que com um simples toque no botão o motor à combustão é desligado e o MP3 Hybrid passa a ser totalmente ecológico, com nível zero de emissão.

RECARGA
A transmissão automática garante facilidade de uso. O gerenciamento eletrônico combina os dois motores para oferecer não só uma melhor aceleração, mas também uma redução no consumo de combustível (até 60 km/litro) e nas emissões de CO2, apenas 40 g/km rodado. Em termos de desaceleração e de frenagem, o sistema de controle do MP3 Hybrid recupera e acumula energia na bateria, por meio de freios regenerativos. Na prática, segundo o Grupo Piaggio, a desenvoltura do modelo é a mesma de outro que rode apenas com o motor tradicional.

É possível acompanhar o nível de carga da bateria por meio de um indicador no painel. Uma vez na garagem a bateria pode ser carregada pela rede elétrica tradicional. São necessárias três horas para carregar as forças do MP3 Hybrid. As baterias estão escondidas sob o banco, que mantém espaço suficiente para acomodar também um capacete.

UOL Cursos Online

Todos os cursos