Harley-Davidson Deluxe chama atenção com seu estilo retrô a R$ 57.900

Da Infomoto

  • Caio Mattos/Infomoto

Sábado, 2 de agosto. Mais de 200 harleyros rodaram 160 quilômetros de São Paulo até Aparecida, que fica no Vale do Paraíba, para acompanhar a missa comemorativa dos 80 anos da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Para esta missão sacra foi convocada a HD Softail Deluxe, a moto mais retrô da linha norte-americana, à venda no Brasil, que custa cerca de R$ 57.900,00. Com pista livre o tempo inteiro, já que o grupo foi escoltado pelos batedores da PRF, a Deluxe desfilou tranquilamente pela rodovia Presidente Dutra. No melhor estilo anos 50, essa Harley chama a atenção pelo seu visual: pintura em duas cores, pneus faixa branca, faróis auxiliares, pedaleiras plataforma para o piloto, pára-lamas encorpados, lanterna traseira estilo "capelinha", banco tipo sela e muitos cromados.

Na parte ciclística, receita tradicional: garfo telescópico na dianteira e amortecedores hidráulicos montados horizontalmente e escondidos sob o motor. Na estrada, o conjunto atua em perfeita harmonia, respondendo bem às irregularidades do piso. Como esta moto não foi feita para correr, mas sim para curtir cada momento, cada paisagem, a HD Deluxe conta com disco simples em ambas as rodas. O sistema está de acordo com sua proposta estradeira e mais "easy-rider".

FICHA TÉCNICA
Harley-Davidson Softail Deluxe
Motor: Dois cilindros em V, Twin Cam 96, 1584 cm³, refrigerado a ar.
Torque máximo: 12,23 Kgfm a 3300 rpm.
Diâmetro e curso: 95,3 mm x 111,1 mm.
Injeção: Eletrônica de Combustível Seqüencial (ESPFI).
Compressão: 9.2:1.
Partida: Elétrica.
Câmbio: Seis velocidades.
Transmissão: correia dentada.
Tanque: 18,9 litros.
Chassi: Aço tubular de secção quadrada na trave principal.
Suspensão:
Dianteira: Telescópica, com 130 mm de curso.
Traseira: Amortecedores hidráulicos com regulagem de pré-carga, com 109 mm de curso.
Freios:
Dianteiro: Disco simples de 292 mm, com quatro pistões.
Traseiro: Disco simples de 292 mm, com dois pistões.
Rodas e pneus:
Dianteiro: D402F MT90-16 72H, Dunlop, com faixa branca.
Traseiro: D402 MU85B16 77H, Dunlop, com faixa branca.
Dimensões: 2400 mm (comprimento), 980 mm (largura), 1115 mm (altura), 1635 mm (entre-eixos); 622 mm (altura do assento) e 122 mm (altura do solo).
Peso: 313 Kg.
Cores: Vivid Black; Black Pearl; Dark Blue Pearl; Crimson Red Sunglo; Candy Red Sunglo; Suede Blue Pearl & Vivid Black; White Gold Pearl & Pewter Pearl; White Gold Pearl & Black Pearl.
Preço: R$ 57.900.
MOTORIZAÇÃO
A moto está equipada com o tradicional motor "V2" da Harley-Davidson. O propulsor, todo cromado, esbanja força: são 12,23 kgfm de torque máximo já nas 3300 rpm. Ou seja, a moto tem muito torque em baixas rotações, nas arrancadas, como também nas retomadas. Neste passeio até Aparecida, a moto rodou na velocidade de cruzeiro de 100 km/h.

Para ajudar nesta missão, o Twin Cam 96, de 1584 cm³, conta com injeção eletrônica de combustível e câmbio de seis velocidades. É o mesmo propulsor que equipa a linha Touring (Road King, Electra Glide e Ultra Classic), apoiado em coxins e sem balanceiro o que faz a vibração em marcha lenta ser minimizada com a moto em movimento. Detalhe: a sexta é overdrive, ou seja, na última marcha parece que acalma o motorzão V-Twin, que trabalha com giro mais baixo, oferecendo conforto e economia. Falando nisso, o consumo médio foi de 20 km/l.

CONFORTO
Para quem está pilotando, a moto é bastante confortável. O motociclista vai sentado em um belo banco tipo sela, de espuma densa, e pode ficar horas sobre essa máquina. Já a garupa, coitado de quem vai. A carona fica se equilibrando sobre uma "marmita", com espuma dura e estreita.

Ainda bem que a HD têm uma infinidade de acessórios para deixar a Deluxe mais "família". Se você viaja sempre acompanhado, a dica é substituir o banco original por outro mais largo, como o da Fat Boy. Além disso, a instalação do encosto (sissy-bar) pode deixar a viagem mais prazerosa.

Como item de série, a Deluxe traz um prático bagageiro. Já no painel de instrumentos, colocado sobre o tanque de combustível, o motociclista terá várias informações: velocímetro eletrônico com hodômetro total e dois parciais, relógio, farol alto, luzes indicadoras do ponto morto, de baixa pressão do óleo e reserva; piscas, luz de diagnóstico do motor, sistema de segurança e sexta marcha (overdrive). Quando acionada, o número "6" aparece no canto inferior direito do painel. A moto tem garantia de dois anos sem limite de quilometragem. A primeira revisão é feita com 1.600 km; as seguintes, a cada 8.000 km.
(por Aldo Tizzani)

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