Com dois motores elétricos, scooter S1000 é ideal para pequenos trajetos

Da Infomoto

  • Renato Durães/ Infomoto

O scooter S1000, da Motor-Z tem como principais características seus dois motores elétricos de 500 Watts, bateria removível e recarregável, indicador de carga no painel, rodas aro 12", porta-objetos e porta-luvas. Além de não poluir, a S1000 é automática - ou seja - é só acelerar.

Para quem está acostumado a pilotar motocicletas com motores a combustão, subir em um scooter elétrico é um pouco estranho. Não há "ronco" do motor, além da falta de torque e baixa velocidade final - cerca de 60 km/h. Com essas limitações, o S1000 é ideal para pequenos trajetos, como por exemplo rodar em condomínios.

O torque dos dois propulsores elétricos de 500 watts é transferido diretamente para os eixos das rodas dianteira e traseira. Em terrenos planos ou em descidas o scooter da Motor-Z até que roda bem, mas em uma subida é preciso um pouco de paciência. O veículo elétrico não tem a mesma agilidade de um movido à gasolina. Os motores são alimentados por um conjunto de baterias de 48Volts e têm autonomia é de 40 km.

FICHA TÉCNICA
Motor- Dois motores elétricos de corrente contínua
Potência - 500W em cada eixo
Torque - 0,7 Kgf,m (cada motor) 520 rpm
Transmissão - Motor aplicado diretamente nas rodas
Partida - Chaveamento Liga / Desliga
Suspensão - Dianteira com braço oscilante e duplo amortecedor e traseira com duplo amortecimento
Freio - Tambor de acionamento manual
Pneus - aro 12'' x 3.0''
Bateria - 48Vdcx24AH
Autonomia - Até 40 km
Carregador - 110 ou 220 Volts
Tempo para Recarga - duas a oito horas
Velocidade Máxima - 65 Km/h
Comprimento - 1800 mm
Largura - 700 mm
Altura - 1300 mm
Peso - 83 Kg
Cores - Azul, amarela e preta
Preço - R$ 5.200,00
Motor-Z S 1000
Detalhes e design
Com relação a sua parte ciclística, nenhuma novidade: braço oscilante na dianteira e duplo amortecedor na parte traseira. Já os freios são a tambor em ambas as rodas. Em função de sua utilização e velocidade final, o conjunto de suspensão e freios está de acordo com as necessidades. Para ajudar na absorção de impactos, o modelo conta com rodas de aro 12". Um pouco maior que os outros modelos elétricos da Motor-Z, a S1000 tem 1,8 m de comprimento e 0,7 m de largura.

Produzido na China, o S1000 tem desenho inspirado nos scooters europeus, com carenagem robusta, que oferece conforto e proteção para o piloto. Na frente, o scooter tem duplo farol em formato "V". O painel é completo e conta com velocímetro, indicador de carga da bateria, luzes-espia e controle de tração, no qual o piloto pode acionar quaisquer um dos motores (traseiro ou dianteiro) ou os dois simultaneamente para as subidas íngremes ou simplesmente para obter maior velocidade.

Mas há outras vantagens de se pilotar um veículo elétrico: não são necessárias revisões periódicas, muito menos esticar a corrente, limpar o filtro de ar ou trocar o óleo. O S1000 pode ser carregado em qualquer tomada residencial de 110 ou 220 volts, processo que demora de 2 a 8 horas para ser concluído.

UOL Cursos Online

Todos os cursos