Topo

Carros

Vai comprar carro usado? Saiba o que olhar antes de fechar negócio

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/11/2018 21h43Atualizada em 27/11/2018 17h02

Comprar um carro seminovo ou usado pode ser um ótimo negócio. Basta tomar alguns cuidados básicos, no momento da negociação.

Para facilitar sua vida, listamos agora o checklist do que verificar no momento da compra para não ter dor de cabeça no momento de concretizar a compra do usado.

Veja mais

Vai comprar carro usado? Faça o test-drive!

+ Veja 5 cuidados antes de comprar usado pela internet

+ Saiba o que olhar antes de comprar carro usado


* Reportagem alterada para explicar mais detalhadamente a diferença do laudo cautelar para o laudo de transferência veicular

Checklist obrigatório

  • Peça laudo cautelar do automóvel

    Muita gente sabe que o laudo de titularidade do veículo é necessário no momento da transferência, tudo bem. Mas no processo de compra do usado é importante que se peça também o laudo cautelar -- o vendedor precisa apresentá-lo e se isso não ocorrer, encerre a negociação. Esse laudo cautelar indica a situação de partes estruturais do carro, da mecânica, condição de chassis, de motor, autenticidade de documentação e da placa, bem como histórico do uso por proprietários anteriores, se há pendências de pagamento ou se ocorreu algum sinistro.

  • Atenção aos detalhes

    Faça a inspeção visual do veículo. Observe atentamento a condição da funilaria (o aspecto da lataria do carro), da pintura, estado dos pneus e também do conjunto de suspensão. O truque para isso é se apoiar sobre o carro e balançá-lo, verificando se ele não se mexe demais -- se isso ocorrer, temos problema com amortecedores.

  • Dentro do carro

    Verifique funcionamento de ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, espelhos retrovisores, verifique se o aro do volante e pedais não estão desgastados demais. O mesmo vale para o estofamento. Qualquer problema com estes itens vai significar gasto extra depois.

  • Leia o manual

    Pergunte sobre e identifique manual do proprietário, bem como chave reserva do carro a ser negociado. O manual indica, inclusive, se as revisões do carro foram feitas corretamente.

  • Motor e câmbio

    Claro, é preciso verificar motor e câmbio. Mais do que uma insepeção visual, ligue o carro. No caso do câmbio, mexa na alavanca e verifique se há folgas ou engates complicados. Teste a embreagem como movimentos leves. E, se preciso, leve um mecânico de confiança para ajudar nesta verificação de ruídos e funcionamento anormal do motor. Qualquer reparo posterior nesta área sairá muito caro.

Fonte: Flávio Figueiredo, consultor de compra e venda de seminovos

Mais Carros