eco:Drive mostra como economizar ao volante

Mais do que vender carros, a Fiat quer expandir o conceito da interatividade e consciência de sustentabilidade entre seus consumidores.

Por meio de um aplicativo chamado eco:Drive o motorista pode analisar a maneira como está dirigindo e aprender a andar de forma mais econômica a partir de seu computador, smartphone ou tablet.

Um software registra as informações das rotas do veículo. Esses dados coletados podem ser carregados em um pendrive na entrada USB (ou celular com tecnologia Android) do sistema Microsoft Blue&Me.

Assim, o motorista pode saber como dirige e como melhorar seu rendimento, com pontuação. Infográficos apresentam as análises de desempenho, consumo de combustível, nível de CO2 e quanto foi economizado.

Já disponível no Fiat 500 importado do México, desde o ano passado, agora o aplicativo é oferecido no novo Punto equipado com sistema Blue&Me.

O objetivo, segundo a Fiat, é fornecer dados ao motorista para que ele possa tornar sua condução o mais eficiente possível.

No estande da Fiat, no Anhembi, os visitantes podem conhecer de perto como funciona o eco:Drive por meio três simuladores de condução econômica com volante e pedaleiras. Nessa brincadeira, os jogadores poderão mostrar suas habilidades em economizar combustível e reduzir a emissão de gases poluentes.