Toyota faz recall de 13 mil carros na Coreia do Sul

Por Kim Yeon-hee

Em Seul (Coreia do Sul)

A Toyota Motor anunciou nesta terça-feira (6) um recall de 12.984 veículos na Coreia do Sul, em decorrência de um problema no tapete do assoalho, o mais recente de uma série de problemas de segurança que resultaram em recalls de automóveis da montadora japonesa. O ministro dos transportes da Coreia do Sul disse que foram identificados problemas nos tapetes instalados nos modelos Lexus ES350, Camry e Camry Hibridus, que poderiam rolar para a frente e interferir no funcionamento do pedal do acelerador, caso não estivessem presos ao assoalho.

O recall acontece no momento em que a maior montadora do mundo recebe multa de US$ 16,4 milhões proposta por reguladores norte-americanos, a pena máxima permitida pelas leis vigentes, por não notificar o governo em tempo hábil sobre uma falha no pedal do acelerador que levou a um grande recall em janeiro.

"Esse é um recall voluntário para eliminar o risco de um possível acidente que poderia acontecer no futuro", disse o presidente de operações da Toyota na Coreia do Sul, Hisao Nakabayashi, em Seul. A decisão deve afetar cerca de um quarto das vendas da Toyota na Coreia entre janeiro de 2001 e março de 2010, e acontece após o recall dos veículos híbridos 510 Prius em fevereiro por problemas no freio.

UOL Cursos Online

Todos os cursos