Topo

Seu Automóvel

Volkswagen Virtus faz "meio teste" e repete boa nota em segurança do Polo

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/01/2018 12h10Atualizada em 23/01/2018 15h38

Dotado da mesma estrutura do hatch, sedã passou apenas pelas provas de impacto laterais do Latin NCAP e tirou 5 estrelas

Na mesma rodada de testes que revisou a nota do Chevrolet Onix, o Latin NCAP (programa de segurança viária para América Latina e Caribe) divulgou nesta terça-feira (23) os resultados para o Volkswagen Virtus, sedã derivado do novo Polo que foi lançado esta semana no mercado brasileiro (custando entre R$ 59.990 e R$ 79.990). 

Repetindo o desempenho do hatch, com o qual compartilha plataforma, trens-de-força e equipamentos, o sedã obteve nota máxima de cinco estrelas na proteção para adultos e também para crianças. No comunicado o Latin NCAP não especificou se, tal qual ocorreu com o Polo, o teste do Virtus foi ou não patrocinado pela fabricante.

Veja mais:

+ Virtus tem equipamento para ser líder? Veja avaliação
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe

Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Devido à característica idêntica dos veículos da coluna B para frente, o órgão optou por não realizar a prova de colisão frontal a 64 km/h, considerando para isso os resultados do próprio Polo: níveis de segurança considerados bons ou pelo menos "adequados" para cabeça, tórax e quadril de motorista e passageiro adulto dianteiro.

Entretanto, o três-volumes passou por pelas provas de colisão lateral a 50 km/h e impacto contra poste a 29 km/h para verificar se a diferença de 9 cm no entre-eixos em relação ao Polo (2,65 metros contra 2,56 m) provocou alguma mudança na dinâmica estrutural em caso de batidas a partir dessa angulação.

O tesultado foi considerado tão positivo quanto o do Polo. "A proteção oferecida no impacto lateral, com airbags laterais protegendo o tórax e a cabeça, segue o mesmo padrão do Polo", avaliou Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP.

O Virtus foi avaliado na configuração 200 TSI, dotada de controle eletrônico de estabilidade e quatro airbags (frontais e laterais). As versões mais baratas do modelo contam apenas de controle de tração (o controle de estabilidade é item opcional), mas segundo os critérios do Latin NCAP toda a linha mantém a nota máxima -- segundo a Volkswagen do Brasil, a maior parte das unidades colocadas no mercado corresponde ao carro mais completo, a exemplo do que ocorre no Polo (70% para o 200 TSI, 25% para o 1.6 MSI, 5% para o 1.0 MPI).

Segundo o Latin NCAP, um modelo recebe três estrelas se tiver carroceria em acordo com critérios mais recentes de segurança e passar pelo teste de impacto lateral; recebe a quarta estrela se tiver controle de estabilidade disponível para a maior parte das unidades à venda nos mercados; alcança a quinta estrela se passar pelo impacto lateral contra poste fixo.

Avaliação: veja como anda o Virtus "completão"

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Seu Automóvel