Topo

Testes e lançamentos

VW Virtus 2018 parte de R$ 59.990 para chacoalhar mercado; veja preços

Leonardo Felix, Vitor Matsubara

Do UOL, em Indaiatuba e São Paulo (SP)

22/01/2018 20h00Atualizada em 23/01/2018 11h09

Sedã derivado do Polo chega para ser líder; conheça as versões

O primeiro grande lançamento de 2018 é o Volkswagen Virtus. Derivado da recém-chegada sexta geração do Polo, o sedã compacto-médio está sendo apresentado neste momento com a missão de reforçar a nova fase da marca no Brasil: gama inteligente e bem resolvida, e comunicação mais clara e fluida com o consumidor.

Essa nova leitura da Volkswagen começa pela lista mais enxuta de versões, apenas três neste caso -- mas isso não inclui a lista de opcionais. Veja os preços:

+Virtus 1.6 MSI: R$ 59.990; 
+Virtus Comfortline 200 TSI: R$ 73.490; 
+Virtus Highline 200 TSI: R$ 79.990.

Para as lojas, o faturamento já foi iniciado e o carro chega às ruas no fim deste mês. UOL Carros já andou no modelo e você pode conferir aqui. Além disso, o modelo recebeu a chancela das cinco estrelas (nota máxima) no teste de segurança do Latin NCAP.

O que cada versão tem

Pacote de equipamentos e opcionais do Virtus é quase idêntico ao do Polo, mas com algumas diferenças. A primeira: não há configuração 1.0 aspirada. Além disso, entre os opcionais da versão 1.6 MSI já constam sensores traseiros de estacionamento. Veja como o três-volumes poderá ser montado em fábrica:

+ VIRTUS 1.6 MSI MANUAL

+Motor: 1.6 MSI de 110/117 cv (a 5.750 rpm) e 15,8/16,5 kgfm (a 4.000 rpm) com gasolina/etanol.
+Câmbio: manual de cinco marchas
+Consumo no Inmetro: 11,9/13,8 km/l (gasolina) e 8,2/9,5 km/l (etanol) nos ciclos cidade/estrada.

Traz de série: alarme; quatro airbags (frontais e laterais); chave canivete; controle de tração; faróis biparábola; direção elétrica; travas e vidros elétricos; ar-condicionado; banco do motorista com regulagem de altura; cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça em todas as posições; sistema de som com rádio, Bluetooth e suporte para celular com entrada USB; pontos de fixação Isofix Top Tether para cadeirinhas infantis; rodas de aço aro 15 com calotas.

Pacote de opcionais 1: Controle eletrônico de estabilidade; bloqueio eletrônico de diferencial; assistente de partida em aclives.

Pacote de opcionais 2: Central multimídia Composition Touch com tela tátil de 6,5 polegadas e projeção de celulares (Apple CarPlay e Android Auto); volante multifuncional; rodas de liga leve aro 15; sensores traseiros de estacionamento; demais itens do pacote 1.

Divulgação
Volkswagen Virtus 1.6 MSI Imagem: Divulgação

+ VIRTUS COMFORTLINE 200 TSI

+Motor: 1.0 TSI de 115/128 cv (a 5.500 rpm) e 20,4 kgfm (entre 2.000 e 3.500 rpm) com gasolina/etanol.
+Câmbio: automático de seis marchas
+Consumo no Inmetro: 11,2/14,6 km/l (gasolina) e 7,8/10,2 km/l (etanol) nos ciclos cidade/estrada.

Todos os itens de série da versão 1.6 MSI mais: grade dianteira cromada; lanternas traseiras escurecidas; controle eletrônico de estabilidade; bloqueio eletrônico de diferencial; assistente de partida em aclives; suspensão dianteira com barra estabilizadora; freios traseiros a disco; direção com regulagem de altura e profundidade; volante multifuncional; faróis de neblina com cornering light (acionamento automático da luz direita ou esquerda em curvas); sensores traseiros de estacionamento; retrovisores externos elétricos com repetidores de luz de seta e função tilt down; apoia-braço para o motorista com porta-objetos e entrada USB; saída de ar traseira; central multimídia Composition Touch com tela tátil de 6,5 polegadas e projeção de celulares (Apple CarPlay e Android Auto); rodas de liga leve aro 15.

Pacote de opcionais 1: Borboletas para troca de marchas atrás do volante; chave com sensor presencial; partida do motor por botão; controle de cruzeiro; sensores dianteiros de estacionamento; faróis e limpadores de para-brisa com acionamento automática; rodas de liga leve aro 16; retrovisor interno antiofuscante.

Pacote de opcionais 2: Indicador de pressão dos pneus; frenagem automática pós-colisão (visa a evitar o "efeito rebote" de um acidente); ar-condicionado automático digital; detector de fadiga; câmera de ré; porta-luvas refrigerado; porta-malas repartido em compartimentos; demais itens do pacote 1.

Divulgação
Volkswagen Virtus 200 TSI Comfortline Imagem: Divulgação

+ VIRTUS HIGHLINE 200 TSI

Mesmo trem-de-força da versão anterior. Acrescenta à lista de equipamentos: grade dianteira em preto brilhante com filete cromado; luzes diurnas em LED; chave com sensor presencial; partida do motor por botão; borboletas para troca de marchas atrás do volante; controle de cruzeiro; ar-condicionado automático digital; porta-luvas refrigerado; rodas de liga leve aro 16.

Pacote de opcionais único -- Frenagem automática pós-colisão; detector de fadiga; central multimídia Discover Media, com tela tátil de 8 polegadas e navegação GPS; indicador de pressão dos pneus; quadro de instrumentos 100% digital em tela de 10,25 polegadas; faróis e limpadores de para-brisa com acionamento automático; sensores dianteiros de estacionamento; câmera de ré; porta-malas repartido em compartimentos.

Permite incluir, ainda, rodas de liga leve aro 17, revestimento dos bancos em couro sintético e banco dianteiro do passageiro rebatível.

Paleta de cores conta com sete opções, sendo três opções sólidas (branco, preto e vermelho) e quatro metálicas (azul, cinza e dois tons de prata). Ainda de acordo com a Volkswagen, plano de manutenção com seis revisões (a cada 10 mil quilômetros) ficará sempre na faixa de R$ 2,8 mil.

Dimensões são: 4,48 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,48 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. Volume do porta-malas é de 521 litros. Suspensões usam arquitetura McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira. Devido à utilização de pneus de perfil mais alto, sedã ficou cerca de 1,5 cm mais alto do que o hatch. Além disso, regulagem é mais "mole", voltada a conforto.

Veja mais:

Avaliação: Virtus preenche requisitos para ser líder? Descubra
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe

Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Testes e lançamentos