Carros

Dez carros que furaram crise e são sucesso de vendas em 2015

Murilo Góes/UOL
Honda HR-V é exemplo de aposta acertada em cenário de retração nas vendas Imagem: Murilo Góes/UOL

André Deliberato
Eugênio Augusto Brito
Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

20/07/2015 08h00Atualizada em 20/07/2015 18h28

O Brasil vive um momento de reordenação do mercado automotivo após sete anos seguidos de altas. Com a queda de 19,8% registrada no primeiro semestre de 2015, em relação ao volume no mesmo período de 2014, mais o acirramento da concorrência, fabricantes agora têm de se desdobrar para não perder espaço.

Com isso, algumas marcas têm enxergado um ano desastroso em emplacamentos. Quem se movimentou, porém, está aproveitando o momento para vender como nunca e subverter situações que pareciam inalteráveis. O principal exemplo está no segmento de SUVs pequenos, liderado desde sua criação no país pelo Ford EcoSport. Até junho, o modelo foi líder em vendas acumuladas (17.847 unidades), mas está tecnicamente empatado e pode perder definitivamente a coroa para o Honda HR-V (17.573 unidades), que sequer existia nas lojas até março.

Além de brigar pela ponta do segmento, o modelo coloca a Honda de vez na lista de principais marcas em volume no país. A ela, juntam-se Audi, BMW, Jeep, novas forças que agora dividem as atenções com as estabelecidas Fiat, Chevrolet, Volkswagen e Ford. Esta reviravolta pode ser, de quebra, boa para o consumidor, que tem na concorrência uma importante aliada.

UOL Carros lista dez carros que ignoraram qualquer crise, fizeram sucesso e mexeram com o mercado na primeira metade ano (vendas de janeiro a junho):

1) Fiat Palio -- 62.757 unidades

Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL
É verdade que a Fiat usa a estratégia do "dois em um", já explicada por UOL Carros, para manter o Palio como carro mais vendido do Brasil. De qualquer forma, a família tem sido a única a emplacar constantemente mais de 10 mil exemplares por mês e provavelmente ultrapassará sozinha a casa das 120 mil unidades comercializadas até o final do ano. Destaque para o Palio Fire, que, mesmo no fim de sua vida útil, ainda consegue ser responsável por cerca de 50% das vendas.

2) Ford Ka -- 45.988 unidades

Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL
Eleito pelos internautas de UOL Carros como o carro do ano em 2014, o Ka é o grande responsável por segurar a Ford como quarta força do mercado de automóveis brasileiro. O estilo, maior e mais robusto que o do antigo Kazinho, foi bem aceito pelo público, assim como o desempenho do motor 1.0 3-cilindros. Com isso, o compacto se tornou bom tanto para vendas nas lojas quanto para frotistas.

3) Volkswagen Fox -- 43.059 unidades

Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL
A plataforma pode ser antiga, de 2003, mas é preciso reconhecer que a Volks fez um bom trabalho ao repaginar o hatch altinho e dar a ele traços que eram do primo Polo, além de recheá-lo com alguns componentes do médio Golf. Por baixíssima margem, o Gol ainda se sustenta como modelo mais vendido da marca, somente por causa de clientes "pessoa-jurídica". Entretanto, é da família Fox/CrossFox o posto de carro-chefe da montadora nas concessionárias.

4) Toyota Corolla -- 31.935 unidades

Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL
Enquanto a Honda sacrifica o Civic em prol do HR-V e a Nissan fica presa às cotas de importação para trazer o Sentra do México, a Toyota nada de braçada no segmento de sedãs médios com a nova geração do Corolla. Devido ao porte e ao visual bem resolvido, o três-volumes feito em Indaiatuba (SP) caiu no gosto do brasileiro e, mesmo chegando a R$ 100 mil na versão de topo, vendeu mais que Civic, Sentra e Chevrolet Cruze Sedan juntos -- segundo, terceiro e quarto colocados no segmento -- ao longo do primeiro semestre.

5) Honda Fit -- 23.280 unidades

Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL
Embora ofuscado pelo fenômeno HR-V, o Fit continua rendendo boas estatísticas para a Honda em 2015. Com média de quase 3.900 exemplares comercializados mensalmente, o monovolume se tornou figura frequente no ranking de 15 modelos mais vendidos do país.

6) Honda HR-V -- 17.573 unidades

Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL
Sucesso de vendas desde a primeira semana, o Honda HR-V está muito perto de ultrapassar, no acumulado de emplacamentos do ano, o antigo ícone brasileiro do segmento de SUVs compactos, Ford EcoSport. Isso mesmo entrando no mercado apenas no fim de março. A demanda é tanta que a fabricante teve que trazer 7 mil unidades da Argentina para completar o estoque. Por essa e outras qualidades, é forte candidato a carro do ano.

7) Chevrolet Spin -- 14.491 unidades

Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL
Em meio à invasão de SUVs compactos, a Chevrolet Spin continua firme e forte como grande referência do segmento de minivans, com prospectos de bater novamente 30 mil exemplares emplacados até o fim de 2015. O desempenho impressiona especialmente porque o modelo não recebeu nenhuma mudança no último semestre. A mais recente novidade é a versão aventureira Activ, lançada em novembro de 2014.

8) Jeep Renegade -- 6.211 unidades

Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL
Principal rival do HR-V, o suvinho do grupo Fiat-Chrysler demorou um pouco mais para engrenar, mas parece enfim ter chegado ao patamar esperado: na primeira quinzena de julho, foi o líder de vendas do segmento, acima inclusive do concorrente da Honda. Com isso, ajudou a Jeep a aparecer, pela primeira vez, como uma das dez fabricantes mais populares do país.

9) BMW Série 3 -- 3.131 unidades

Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL
Primeiro modelo das marcas premium alemãs a usar motor turboflex e a ser montado nacionalmente, em Araquari (SC), o sedã Série 3 tem mantido média mensal acima das 500 unidades em 2015, somando as versões 320i e 328i. É um ótimo volume para um automóvel que não sai por menos de R$ 120 mil.

10) Audi Q3 -- 2.065 unidades

Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL
Na briga entre SUVs premium compactos de origem alemã, o Audi Q3 está um passo à frente de Mercedes-Benz GLA e BMW X1. Recém-estilizado, o representante das quatro argolas foi o único do trio a ultrapassar 2 mil exemplares comercializados no primeiro semestre. Com o auxílio das novas versões munidas com motor 1.4 turbo, mais a nacionalização e a estreia de motorização flex a patir de 2016, a promessa é de presença ainda mais forte nas ruas. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo