Topo

HR-V é primeiro Honda com preço atrativo e provoca correria às lojas

Honda HR-V chega às concessionárias e quadruplica movimentação de clientes - Divulgação
Honda HR-V chega às concessionárias e quadruplica movimentação de clientes Imagem: Divulgação

André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/03/2015 18h01

O SUV compacto HR-V, lançado nas últimas semanas com preços a partir de R$ 69.900, chegou oficialmente às concessionárias da Honda nesta sexta (20) e causou tumulto. De acordo com a empresa, este foi o final de semana mais movimentado de sua rede desde que a marca de instalou no Brasil, em 1992.

Mas qual motivo para tanto alvoroço? UOL Carros, que já conheceu o HR-V e andou em todos os seus rivais, aposta que o preço é um dos fatores. Não que ele seja barato, mas a quantidade de equipamentos oferecida pelo suvinho está muito acima do que é oferecido pela maioria de seus concorrentes e à altura do valor cobrado -- entre os diferenciais estão o sistema multimídia de última geração (que pode até reproduzir a imagem do celular na tela colorida do painel por meio de uma entrada HDMI); o conjunto de som com rádio, CD, entrada USB, Bluetooth e quatro alto-falantes desde a versão de entrada; o "Brake Hold" (que mantém o carro parado em subidas e descidas por alguns segundos) e o moderno ar-condicionado digital com tela tátil e função automática.

É pela soma destes itens que o HR-V acaba sendo mais negócio que Fit e City e, na ponta do lápis, que o próprio Civic, que custa a partir de R$ 70.900, mas traz menos itens se comparados versão por versão. A Honda também pensa assim. "Estamos trabalhando há algum tempo no planejamento desse carro e sabemos do seu potencial", afirma Sergio Bessa, Diretor Comercial da Honda.

"Nós quadruplicamos o movimento nas concessionárias em apenas um final de semana. Conseguimos nos alinhar com a rede e fazer eventos simultâneo em diversos lugares espalhados pelo país. É difícil tirar as pessoas de sua programação em uma sexta à noite e aos finais de semana", celebra o executivo.

Rede Honda promoveu diversos eventos no país na sexta (20) para mostrar o HR-V - Divulgação - Divulgação
Rede Honda promoveu diversos eventos no país na sexta (20) para mostrar o HR-V
Imagem: Divulgação

Rivais vão se mexer

Bessa, que aposta no HR-V para superar os números do EcoSport ainda este ano, sabe que as empresas concorrentes vão se mexer. "O segmento está crescendo, ao contrário do mercado, que está sofrendo. Mas todos estão se movimentando, sabemos que os rivais estão olhando e vão se mexer. Da parte da Honda, gostaríamos que o fluxo deste final de semana continuasse."

A Ford, por exemplo, já estuda como "blindar" o EcoSport dos novos ataques e sabe que as versões mais caras de seu SUV devem deixar de ser procuradas. Algumas lojas da marca, inclusive, já baixaram o preço das configurações de entrada, que são as mais procuradas.