Topo

Honda desafia história e promete "revolução" em vídeo do HR-V; assista

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/04/2015 18h18Atualizada em 10/04/2015 18h45

UOL Carros teve acesso, nesta sexta-feira (10), a um suposto vídeo produzido pelo Honda do Brasil e que teria sido enviado a clientes em potencial do SUV HR-V. A informação não foi contestada pela montadora, inicialmente. ATUALIZAÇÃO: no final da tarde, o vídeo surgiu no canal da marca no YouTube.

A estratégia, ao que parece, é eclipsar os rivais: no sábado (11), o modelo completará um mês de vida no Brasil; ao mesmo tempo, a Peugeot inicia a pré-venda do 2008 em sua rede de concessionárias; e a Jeep faz o primeiro final de semana de vendas oficiais do Renegade.

Com mais de 2 minutos, o vídeo cedido a UOL Carros (o emissário preferiu ter sua identidade mantida em sigilo) brinca com momentos históricos importantes para a civilização ocidental. O HR-V entra em cena tirando a concentração de manifestantes e combatentes durante a Revolução Francesa (1789-99). Depois, aparece no festival de Woodstock, em 1969, segue para a Berlim do momento da destruição do muro da Guerra Fria, em 1989, para depois retornar aos Estados Unidos de 1963 para a "Marcha sobre Washington" de Martin Luther King e movimentos pela segregação racial. O fechamento -- e possivelmente o momento mais curioso de todos -- reproduz os passos do astronauta Neil Armstrong na lua, em julho de 1969, enquanto o HR-V passa pela câmera.

O que ele tem

Fica clara a ideia da Honda de deflagrar a tal "revolução na garagem" (como sugere o slogan ao fim do vídeo) e no mercado de SUVs, como a própria marca declarou a UOL Carros durante o lançamento. O objetivo é obter a liderança do segmento, que sempre esteve nas mãos da Ford e do EcoSport, ainda este ano, com cerca de 50 mil unidades vendidas. O primeiro final de semana de venda do modelo em lojas foi de bastante procura, ao passo em que o modelo já tem até fila de espera de 120 dias para algumas configurações.

Com preços iniciais entre R$ 69.900 e R$ 88.700, o HR-V aposta em visual bem atual, boa lista de equipamentos e itens de segurança de série, além de bom espaço interno e percepção de acabamento primoroso e conforto ao rodar. O motor é sempre o 1.8 i-VTEC 16V FlexOne (de Civic, mas recalibrado), com 140 cv e 17,3 kgfm de torque com gasolina e 139 cv e 17,4 kgfm com etanol, associado a câmbnio manual de seis marchas (versão LX) ou automático CVT (relação continuamente variável), com tração apenas dianteira (4x2).

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

Para enviar, use o e-mail uolcarros@uol.com.br