Topo

Mobilidade

CES 2018: Kia mostra Niro EV, crossover elétrico feito para encarar a Tesla

Ricardo Ribeiro/UOL
Imagem: Ricardo Ribeiro/UOL

Ricardo Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Las Vegas (EUA)

11/01/2018 04h00

Modelo promete rodar até 383 km com uma carga, autonomia superior à do Tesla Model 3, que percorre 354 km; estreia será neste ano

Com quase o mesmo número de montadoras do Salão de Detroit, que começa na semana que vem, a CES 2018 não abriga só tecnologias ligadas a automóveis ou conceitos futuristas... A mostra já é palco de lançamentos de modelos finais, ou quase, que têm chegada breve ao mercado.

A Kia, por exemplo, mostra no evento o Niro EV Concept. Embora ainda apareça por aqui como conceito, o crossover de motor elétrico deve mudar pouco até sua estreia, prevista para o final do ano.

O destaque é a promessa de rodar até 383 km com apenas uma carga, autonomia superior à do Tesla Model 3 (354 km). Segundo a Kia, é possível obter energia suficiente para rodar 185 quilômetros com apenas 30 minutos de recarregamento na tomada.

Reservadamente, funcionários da marca sul-coreana presentes na CES confirmam a data para os EUA, mas dizem que ainda "não podem fazer promessas" sobre o carro ao mercado brasileiro em função de sua "situação muito complexa".

Veja mais

Carro elétrico poderá ir de SP ao Rio sem passar sufoco; veja quando
Marca chinesa mostra SUV que reconhece cara do motorista
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe

Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Sai da frente!

O Niro  EV usa um display na grade dianteira que oferece informações para pedestres junto de um alerta sonoro -- uma combinação de câmeras, tecnologia de reconhecimento e alto-falantes avisa os mais distraídos.

Detalhe que essa preocupação está na moda: o protótipo smart  EQ, elétrico e autônomo, também tem tela de mensagens na dianteira; um protótipo que roda sozinho da Ford usa indicadores luminosos acima do para-brisa.

Segundo os fabricantes, além do velho problema da ausência de barulho dos motores elétricos, testes mostraram que a falta do motorista no autônomo assusta ou distrai pedestres, o que poderia causar acidentes.

Na Hyundai, o Nexo, outro crossover do grupo sul-coreano, já foi apresentado como versão de produção e está previsto para chegar ao mercado ainda este ano. Com motor a célula de hidrogênio, promete rodar até 800 km com uma única carga e precede outros 18 modelos ecologicamente corretos com a mesma base da empresa, que serão lançados até 2025.

Mais Mobilidade