Mobilidade

Anda de Uber? Logo você poderá rodar no conforto de um Volvo XC90 autônomo

Divulgação
Uber vai apostar pesado em SUVs autônomos e já comprou 24 mil unidades de Volvo XC90 para rodar nos EUA Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/11/2017 04h00

A Volvo Cars divulgou nesta terça-feira (21) que assinou um acordo com a Uber, empresa norte-americana de compartilhamento de viagens, para fornecer milhares de veículos que possuem tecnologia de condução semi-autônoma a algumas regiões dos Estados Unidos. As entregas vão acontecer entre 2019 e 2021.

A princípio, a parceria será limitada a clientes da Uber nos EUA, mas nada impede que se estenda para outros mercados, como o Brasil.

"Nosso objetivo é ser o fornecedor de veículos com direção autônoma para provedores globais de serviços de compartilhamento de viagens. Este acordo com o Uber é um exemplo primordial dessa estratégia", garante Håkan Samuelsson, CEO mundial da Volvo, deixando no ar a possibilidade de o serviço ser oferecido por aqui.

De acordo com a fabricante sueca, o novo acordo valoriza a parceria entre Volvo e Uber, anunciada em agosto de 2016, e sinaliza "mais um capítulo na convergência das fabricantes de automóveis e empresas de tecnologia do Vale do Silício".

Veja mais

Por dentro do Volvo XC60: luxo sem arrogância
Especial: como é feito um carro no Brasil

Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

SUV de luxo

O modelo utilizado para tal fim é o SUV XC90, que teve sua nova geração totalmente desenvolvida do zero sobre a nova plataforma modular da marca (chamada SPA, de Scalable Platform Architecture), que também é usada por outros modelos da "série 90" (S90, V90 etc.) e pelo recém-lançado XC60.

Segundo a marca, engenheiros trabalharam em estreita colaboração com a Uber para desenvolver o carro desta parceria. Ele incorpora todas as tecnologias de segurança de um XC90 comum e também núcleo autônomo de condução necessário. "Estamos entusiasmados para expandir nossa parceria com a Volvo", comemora Jeff Miller, chefe de Alianças Automotivas da Uber. "Este novo acordo nos coloca no caminho para a produção em massa de veículos autônomos", completa o executivo da empresa de compartilhamento de viagens.

Ao mesmo tempo em que atende à Uber com carros com direção semi-autônoma, a Volvo ainda usará o veículo como base para o desenvolvimento de sua própria estratégia independente de carros autônomos -- a empresa prevê o lançamento de seu primeiro modelo totalmente dotado dessa tecnologia, capaz de andar sozinho e sem intervenção do motorista, em 2021.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Mobilidade

Topo