Segredos automotivos

JAC vai trocar motor de T40 e T5 por outro mais forte e econômico em 2018

Murilo Góes/UOL
Lançado este mês, o pequeno T40 trocará de "coração" daqui a menos de um ano, e só então oferecerá câmbio CVT Imagem: Murilo Góes/UOL

Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

18/08/2017 04h00

Marca chinesa já se prepara para novas regras de emissão de poluentes do Brasil: vai "aposentar" 1.5 e trazer motor 1.6 flex. T5 "mudará de cara" no processo

O plano de reestruturação da JAC no Brasil vai além da formação de uma gama apenas com SUVs (ou crossovers, se preferir) e utilitários. A marca chinesa fará também uma importante substituição na motorização de seus dois principais produtos: o recém-lançado T40 e o primo maior T5.

UOL Carros apurou que a fabricante prepara para o primeiro semestre do ano que vem um inédito motor 1.6 aspirado flex com duplo comando variável de válvulas (na admissão e no escape). Tal propulsor está em fase final de desenvolvimento na China e ainda não equipa nenhum modelo no gigante asiático, o que significa que fará sua estreia no mercado brasileiro.

SIGA UOL CARROS NO YOUTUBE

+ Inscreva-se no canal: https://goo.gl/B4mHyi

+ Instagram: https://www.instagram.com/uolcarros/

Ele provocará a aposentadoria do velho 1.5 bicombustível de 127 cv (etanol), que serviu a diversos modelos da JAC -- da família de compactos J3 ao T5, passando pelo T40 e pelo sedã médio J5.

Objetivo é resolver novas limitações de emissões que serão validadas pelo governo brasileiro ao mesmo tempo em que oferta mais força ao comprador. O atual JetFlex de 1,5 litro não daria conta dessa missão.

Leonardo Felix/UOL
Será este T5 reestilizado, visto por UOL Carros no Salão de Xangai, o que trará o inédito motor 1.6 Imagem: Leonardo Felix/UOL
1.6 e CVT

Com a mudança, a JAC deve empurrar para meados do ano que vem o lançamento da configuração CVT do T40, para que esta estreie já dotada do novo motor. Não está claro, porém, se será o T40 1.6 CVT chegará antes do T5 1.6 reestilizado -- exibido no Salão de Xangai deste ano, também chega em 2018.

Uma coisa pode ser colocada como certa: o primeiro carro equipado com o 1.6 DVVT deve chegar às lojas entre março e abril do ano que vem. Além dos dois, outro candidato a receber o propulsor é o T20, "micro-SUV" baseado no já descontinuado J2 e que é prometido para a segunda metade do próximo ano.

Mande flagras por e-mail ou nosso novo WhatsApp

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

UOL Carros também usa o WhatsApp como forma de receber suas imagens, agora com um novo número: basta adicionar o +55 11 9-7670-4028. Segue válida a forma anterior, pelo e-mail uolcarros@uol.com.br.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Segredos automotivos

Topo