Segredos automotivos

Leitor flagra novo VW Polo em SP, e UOL Carros já sabe: motor é 1.0 turbo

Samuel Fernandes Vieira/UOL
Se na Europa o Polo 6 já aparece "pelado" sem constrangimentos, por aqui camuflagem ainda é forte Imagem: Samuel Fernandes Vieira/UOL

Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

06/06/2017 04h00

Hatch premium será relançado no Brasil ainda este ano para bater de frente com o Fiat Argo; veja de diferentes ângulos

Com a apresentação prévia mundial marcada para acontecer ainda este mês, a sexta geração do Volkswagen Polo continua rodando em testes a todo vapor no Brasil. Não é por menos: conforme antecipado por UOL Carros em março, a produção aqui começa em julho, de maneira simultânea à Europa, com chegada às lojas confirmada para ocorrer ainda este ano (provavelmente entre outubro e novembro).

Embora no Velho Continente o novo Polo já passeie despudoradamente sem camuflagem, e tenha até sido avaliado por jornalistas locais, por aqui as unidades ainda utilizam nível intermediário de camuflagem. É o que mostram algumas imagens feitas pelo leitor Samuel Fernandes Vieira na rodovia dos Bandeirantes, bem perto de São Paulo capital. 

Samuel Fernandes Vieira/UOL
Imagem lateral sugere uma dianteira fluida e "bicuda", com coluna A e para-brisa bastante inclinados Imagem: Samuel Fernandes Vieira/UOL

É turbo!

Quando nos enviou seu flagra, Vieira compartilhou uma informação importante: "Deu para perceber que o carro é bem esperto. Eu estava em um Polo 1.6 e tive dificuldade de acompanhar", contou. Obrigado, Samuel! Esse seu breve relato nos deu um parâmetro valiosíssimo.

Basta fazer os cálculos: se nosso velho Polo 1.6 rende 104 cv de potência e 15,6 kgfm de torque com etanol, e mal conseguia seguir o ritmo do novo, então... A unidade flagrada utilizava o motor 1.0 TSI, turboflex de três cilindros com injeção direta, já conhecida de up! e Golf.

Dados são mantidos sob forte sigilo, mas UOL Carros aposta que o Polo 6 brasileiro vai usar calibração próxima à do hatch médio: 125 cv e 20,4 kgfm, para bater de frente com o Fiat Argo 1.8 -- que é mais potente, 139 cv, mas tem menos torque, 19,3 kgfm quando abastecido com combustível vegetal.

Outras opções especuladas para nosso mercado são o 1.0 3-cilindros aspirado (82 cv) de up! e Gol e o 1.6 MSI (120 cv) do Fox. Quem sabe não pinta também uma versão esportiva com o propulsor 1.4 TSI bicombustível de 150 cv de Golf e Audi A3 Sedan? Sonhar não custa... 

Samuel Fernandes Vieira/UOL
Neste ângulo fica claro que novo Polo será largo e relativamente baixo, assumindo pegada esportiva. Caimento do teto nos faz enxergar um "Golzão", e rodas ainda possuem desenho provisório, típico de um protótipo Imagem: Samuel Fernandes Vieira/UOL

Família completa

Primeiro compacto da Volkswagen a utilizar a plataforma modular MQB (em configuração de entre-eixos encurtado, denominada "A0"), o Polo será o primeiro entre um grupo de pelo menos quatro carros que chegarão ao Brasil até 2019 usando a mesma base.

O segundo é o sedã Virtus, cuja fabricação deve ser iniciada em novembro, também em São Bernardo do Campo (SP), e com lançamento programado para o primeiro trimestre de 2018. Também no ano que vem veremos o suvinho T-Cross, enquanto uma picape (provável substituta da Saveiro) está sendo planejada para ganhar vida daqui a dois anos.

Mande flagras por e-mail ou no nosso novo WhatsApp

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

UOL Carros também usa o WhatsApp como forma de receber suas imagens, agora com um novo número: basta adicionar o +55 11 9-7670-4028. Segue válida a forma anterior, pelo e-mail uolcarros@uol.com.br.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Segredos automotivos

Topo