Testes e lançamentos

VW do Brasil confirma prazos para chegada de Polo e Virtus; veja quando

Eric Davies/UOL
Imagem: Eric Davies/UOL

Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/05/2017 04h00

Em primeira mão a UOL Carros, marca oficializou prazos de lançamento dos primeiros produtos de sua nova família de compactos

A matriz na Alemanha já havia antecipado na semana passada que o inédito sedã Virtus, derivado da sexta geração do Polo, começaria a ser feito na América do Sul em novembro deste ano. Faltava um posicionamento da Volkswagen do Brasil a respeito.

Não falta mais.

Em nota enviada em primeira mão a UOL Carros, a assessoria da filial nacional confirmou: o Polo 6 será mesmo lançado aqui neste ano, de maneira quase simultânea à Europa. Já o Virtus chega "no início de 2018". Confira o texto na íntegra:

"A Volkswagen do Brasil confirma oficialmente o lançamento do Polo no mercado brasileiro ainda este ano, como parte dos nove lançamentos previstos pela marca para 2017. Quanto ao Virtus, ele será comercializado no Brasil no início de 2018. Sobre os demais lançamentos, falaremos mais sobre essas novidades no momento oportuno."

Ok, há poucos detalhes quanto ao prazo do hatch, mas isso nossa reportagem já havia adiantado em março deste ano: será entre outubro e novembro, pouco depois da apresentação mundial, no Salão de Frankfurt (setembro). Produção se inicia em São Bernardo do Campo (SP) em julho.

Uma unidade foi recentemente flagrada pelo leitor Eric Davies na rodovia Carvalho Pinto, altura do município de Caçapava (SP). É ela que ilustra o início desta reportagem.

Quanto ao três-volumes, o cronograma é aquele apontado por UOL Carros na última segunda-feira (7): em novembro as primeiras unidades começam a ser feitas localmente, também em São Bernardo; chegada às ruas, conforme agora oficializado, ocorrerá no primeiro trimestre do ano que vem.

O SUV compacto T-Cross sai do forno em meados de 2018, enquanto a picape derivada da mesma plataforma MQB A0 -- ainda sem nome definido -- ficará para 2019. Pelo menos um desses dois produtos tem grandes chances de ser fabricado na Argentina, visto que é preciso dividir a produção para não desequilibrar as cotas de exportação/importação entre os dois países vizinhos.

Veja primeiro teaser oficial do novo Polo

O que Polo e Virtus terão

Ao trazer dois compactos originados de sua base mais moderna, a Volkswagen mostra que enfim entendeu o recado do consumidor brasileiro e está correndo atrás para se atualizar às tendências do setor: carros modernos, bem equipados e com oferta mais enxuta de versões, opcionais e motorização.

UOL Carros aposta que os propulsores 1.0 TSI (provavelmente em calibração mais próxima à do up!, 105 cv) e 1.6 MSI de 120 cv estarão na gama, assim como as transmissões manual MQ200 e automática Tiptronic de seis marchas. Não se pode descartar uma configuração mais básica dotada do 1.0 3-cilindros MPI.

Lista de equipamentos também deve ser condizente com a proposta de "compactos premium". Portanto, itens como controle de estabilidade e tração, guias em LED em faróis e lanternas, acabamento com alguns elementos suaves ao toque e pneus de baixa resistência ao rolamento muito provavelmente estarão entre os equipamentos de série.

O sedã, em específico, deve ter entre-eixos alongado em relação ao hatch, para se descolar do Voyage e brigar em um nicho onde já se encontram Honda City, Chevrolet Cobalt, Nissan Versa e no qual, também ano que vem, estará o Fiat X6S (derivação três-volumes do Argo ainda sem nome definido).

Divulgação/Volkswagen
Virtus teve breve apresentação virtual (rá!) realizada no Salão de Genebra deste ano Imagem: Divulgação/Volkswagen

Nove lançamentos? Quais são os outros?

Na nota a VW também deixa claro o plano de realizar "nove lançamentos" no Brasil em 2017. Quais são eles? UOL Carros aponta oito:

+ Saveiro Robust cabine dupla (configuração inédita já lançada)
+ Facelift do up! (já lançado)
+ cross up! reestilizado
+ Facelift do Golf
+ Facelift da Golf Variant
+ Amarok V6
+ Nova geração do Polo
+ Nova geração do Tiguan (apenas na configuração 7-lugares)

Falta o nono elemento. Pode ser o Golf GTI, caso a VW o considere um produto à parte nesta conta, ou... Cogita-se (para não dizer anseia-se) que o hot hatch Gol GT -- releitura do velho Gol GTI, que apareceu como conceito no Salão de São Paulo 2016 e foi uma das maiores sensações da mostra -- seja a última peça do quebra-cabeças.

Mande flagras por e-mail ou no nosso novo WhatsApp

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

UOL Carros também usa o WhatsApp como forma de receber suas imagens, agora com um novo número: basta adicionar o +55 11 9-7670-4028. Segue válida a forma anterior, pelo e-mail uolcarros@uol.com.br.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo