Carros

Peugeot tenta se reerguer com 208 mais recheado sem mudar preço

Divulgação
Linha 2016 não tem alterações visuais: apenas lista de equipamentos está maior Imagem: Divulgação

Leonardo Felix

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

10/06/2015 15h43

Não é segredo para ninguém que a Peugeot vive dias difíceis no Brasil. Se uma pessoa pudesse ser teletransportada do início dos anos 2000, auge do sucesso do 206 no país, até os dias atuais, ficaria espantada ao ver que a marca francesa hoje sofre até para alcançar mero 1% de participação no mercado nacional.

Divulgação
Compacto passa a contar com faróis de neblina desde a versão de entrada, a Active Imagem: Divulgação
A fim de reverter esse preocupante ciclo de encolhimento, a fabricante do grupo PSA já havia lançado há dois meses o SUV compacto 2008, com o qual espera aumentar em cerca de 1.000 unidades ao mês seu modesto volume de vendas.

Nesta quarta-feira (10), foi a vez de atualizar o modelo de entrada 208, que divide plataforma com o crossover e chegou à linha 2016 ostestando uma lista mais recheada de itens de série, sem mudar de preço. "Estávamos com um produto menos equipado do que a concorrência, e decidimos inverter isso", admitiu Miguel Figari, diretor-geral da Peugeot no país.

Portanto, o 208 continua a partir de R$ 45.990 na versão Active, a mais barata da gama, chegando a R$ 62.890 na Griffe 1.6 A/T, a de topo. Outra novidade é a inclusão de opção com câmbio automático de quatro velocidades para a intermediária Allure, por R$ 4.100 a mais. Confira a lista completa de versões, com os respectivos preços e os novos itens agregados:

  • 208 Active 1.5 -- R$ 45.990: além de rádio e ar-condicionado, passa a vir de fábrica com alarme, vidros e retrovisores externos com comando elétrico, e faróis de neblina.
  • 208 Active Pack 1.5 -- R$ 49.990: já tinha rodas de liga leve aro 15 e central com navegador GPS. Agora, além dos itens da versão Active, incorpora ar-condicionado de duas zonas, airbags laterais, volante revestido em couro e sistema Link MyPeugeot, que fornece informações do carro em tempo real para o celular do dono, via aplicativo.
  • 208 Allure -- R$ 53.290 (1.5 manual) e R$ 57.390 (1.6 automático): junto ao teto de vidro panorâmico e à central multimídia com tela de toque de sete polegadas, já existentes, incorpora os itens da versão Active Pack mais sensor de estacionamento traseiro e piloto automático.
  • 208 Griffe 1.6 -- R$ 59.190 (manual) e R$ 62.890 (automático): rodas de liga leve aro 16 e luzes diurnas de LED já eram de série nesta versão, que agrega os itens do 208 Allure mais airbags laterais de cortina e sensor de estacionamento dianteiro.

O objetivo é aumentar em cerca de 30% a média mensal de emplacamentos do hatch, "especialmente nas versões entre R$ 45 mil e R$ 55 mil, cuja participação não é tão forte", conforme explicou o diretor-geral da marca durante o lançamento. Considerando que, nos últimos dois meses, o modelo foi responsável por comercializar cerca de 1.000 unidades/mês, o crescimento elevaria o padrão para aproximadamente 1.300 exemplares/mês.

Se cumprido esse objetivo, e o 2008 vender aquilo que os executivos almejam, a Peugeot tem condições fechar 2015 detendo fatia entre 1,6% e 2% do mercado brasileiro. Em tempos de crise, é até um alívio, embora muito longe daquilo que a marca chegou a conquistar um dia. 

Divulgação
Não há alterações no acabamento do interior; 208 continua a usar painel estilo i-Cockpit, com quadro de instrumentos elevado e volante em formato pequeno e ovalado Imagem: Divulgação

Reformulação da rede

No fim do ano passado, UOL Carros já havia antecipado que a rede de concessionárias do grupo Peugeot-Citroën passaria por intensa reformulação. O processo está em pleno vapor: desde o início deste ano, a Peugeot reduziu o número de lojas de 140 para 108, e está realocando várias outras unidades para operações casadas com a Citroën.

Os consumidores da empresa poderão acompanhar toda a movimentação por meio de um site específico, o www.peugeot.com.br/novarede. Até o fim de 2015, a montadora pretende fazer o número de autorizadas subir novamente para 120. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo