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Fernando Calmon

Indústria do automóvel precisa se moldar e ouvir clientes para sobreviver

Fabricantes de automóveis precisam fazer diferente e revolucionar seu próprio negócio para sobreviver no futuro - Eric Risberg/AP
Fabricantes de automóveis precisam fazer diferente e revolucionar seu próprio negócio para sobreviver no futuro
Imagem: Eric Risberg/AP

Colaboração para o UOL

27/12/2017 04h00

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Segundo pesquisa, marcas têm que se adaptar às novas tecnologias, tendências e vontades da nova geração para não sucumbirem no futuro

O mundo mudou nos últimos 100 anos ao ampliar tremendamente a capacidade de mobilidade do ser humano e possibilitar locomoção de maneira rápida, confortável e livre. Agora, o automóvel começa se tornar vítima neste processo inovador e disruptivo... Que a própria indústria criou.

Em cenário cada vez mais conectado e integrado, os carros poderão deixar de ser o ponto focal da mobilidade e se tornar apenas mais um elemento em uma plataforma bem maior e dinâmica para atender necessidades multifacetadas dos consumidores. Esta é a previsão de pesquisa, publicada este ano, pela consultoria Ernest & Young ao abordar a remodelação deste setor produtivo.

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O estudo destaca que, apesar dos enormes avanços tecnológicos refletidos nos atuais veículos, há um processo em curso de descolamento da vanguarda na inovação. Na opinião da consultoria, a consolidação do negócio obrigou as fabricantes a encarar grandes mudanças administrativas nos seus processos e na forma de atender a novas demandas.

"É necessário que essas empresas, com alta confiabilidade no mercado, não tenham medo de fazer diferente e se conscientizem de que só alcançarão êxito se enfrentarem antigos modos de operação, repensando seu modelo de negócio urgentemente", avalia Rene Martinez, sócio da E&Y e encarregado por análises da indústria automobilística.

A pesquisa identificou cinco desafios para transformar problemas em oportunidades. Exigirão mudanças radicais sobre a maneira de como costumam ver os clientes, parceiros de negócio (entre os principais, suas redes de concessionárias), funcionários e, principalmente, a si mesmos.

Indústria do automóvel precisa se adaptar a novas tecnologias e vontades da nova geração - Reprodução - Reprodução
Indústria do automóvel precisa se adaptar a novas tecnologias e vontades da nova geração
Imagem: Reprodução

Os cinco desafios

O primeiro desafio se refere à inovação e, para isso, é necessário novo modelo de negócio. Segundo o levantamento, poucas companhias do setor mostram abordagem objetiva no desenvolvimento e avaliação de novas ideias e propostas. Há necessidade de revolucionar o seu próprio negócio.

O segundo desafio refere-se à conectividade. O cliente quer ser ouvido. As novas gerações estão acostumadas a serviços móveis "sob demanda". O problema, agora, é desenvolver relacionamento contínuo com o consumidor e criar produtos e serviços personalizados. Será fundamental aprimorar a capacidade de interação.

Para isso, terceiro desafio, será necessário ter colaboração externa, mais uma dificuldade, pois por seu tamanho a indústria automobilística estabeleceu uma relação muito rígida com o mercado e seus parceiros. A nova indústria da mobilidade requer colaboração ampla envolvendo todos os participantes.

Quarto desafio: atrair novos talentos, de outras áreas. Isso também não é fácil. Pesquisa com jovens profissionais de tecnologia indicou que estes não veem o setor automobilístico como inovador e, por isso, existe baixo interesse em trabalhar nele.

Porém, segundo o estudo, a indústria vai precisar atrair especialistas em inteligência artificial e cientistas de TI para se adequar à remodelação da mobilidade. E isso leva ao quinto desafio: deixar de lado métodos operacionais desatualizados. É necessária ruptura com a velha tradição de apenas alavancar antigos processos operacionais e sistemas -- assim, além de criar novas unidades de negócio para manter a competitividade, deverão ser desenvolvidos modelos condizentes.

E&Y é uma consultoria conceituada, mas esse "caminho das pedras" já vem sendo seguido há algum tempo por quase todos os atores do setor. Constatável por qualquer observador mais atento.

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