Topo

Salão de Paris

Toyota Corolla: depois do hatch, é a vez da perua da nova geração; veja

Divulgação
Toyota Corolla Touring Sports: 2,70 m de entre-eixos e 598 litros no bagageiro Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/09/2018 11h46

Encarnação atual da saudosa Fielder, Toyota Corolla Touring Sports estreia no Salão de Paris

Depois de apresentar o Corolla Hatchback para os Estados Unidos e o Corolla Sport para o Japão, a Toyota dá mais um passo na revelação da 12ª geração de seu modelo mais popular. Agora é a vez dos amantes de peruas se arrepiarem: a novíssima Corolla Touring Sports estreia no próximo Salão de Paris, em outubro.

Óbvio, e infelizmente, a configuração touring (ou sport station-wagon) do novo Corolla deve ficar restrita ao mercado europeu. De toda forma, assim como ocorre com a configuração hatchback, há indícios do que podemos esperar em termos de estilo e equipamentos para o sedã que veremos em uma ou duas temporadas no Brasil.

Veja mais

+ Prius é melhor e mais econômico que Corolla; assista
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

O que ela tem?

São poucas imagens, mas é possível perceber que a nova encarnação de perua do Corolla traz visual frontal semelhante ao do hatchback, ainda que seu conjunto de seu estilo tenha sido pensado pelo Centro Europeu de Design da Toyota, em Zaventem (Bélgica), não por Japão ou EUA. A ideia é ter um equilíbrio entre a esportividade do dois-volumes (lembre-se, no hemisfério norte, o Corolla é um carro para público jovem) e conforto para acomodar família ou amigos em viagens.

Construída sobre a plataforma global TNGA, tem espaço interno para passageiros garantido por 2,70 metros de entre-eixos -- é a mesma medida do Corolla sedã vendido atualmente no Brasil. Mas a nova geração do Corolla tende a ter carroceria mais larga e mais próxima ao solo, melhorando a estabilidade e ampliando também espaço para ombros e posicionamento do condutor -- todos pontos que já são bons no modelo atual. A capacidade do bagageiro será de quase 600 litros.

Ainda segundo a Toyota europeia, a perua deve contar com um conjunto retrabalhado de suspensão por lá: à frente, o sistema McPherson de sempre, enquanto na traseira temos sistema multi-braços com nova tecnologia de amortecedores. 

Nas versões mais caras, equipamentos devem seguir o nível do híbrido Prius: painel de instrumentos digital, sistema de som premium da JBL, carregador sem fio para celular, sistema multimídia com projeção e head-up  display são destaques.

Divulgação
Visual é similar ao do hatchback da versão Sport, apresentada no Japão Imagem: Divulgação

Motorização

Foco da nova perua Corolla será no segmento híbrido, com duas opções: 1.8 a gasolina mais elétrico, gerando 124 cavalos totais (uma evolução do motor atual do Prius); ou 2.0 a gasolina mais elétrico, com 182 cv. Haverá ainda uma opção só a gasolina, com motor 1.2 turbo de 118 cv.

Divulgação
Espaço para cinco pessoas é similar ao do atual Corolla brasileiro, mas com mais folga para ombros e joelhos Imagem: Divulgação

Preços e especificações de cada versão só devem ser divulgados no Salão de Paris.

Gostou? Sente saudades da perua do Corolla? Quer ver este tipo de novidade em linha aqui no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários!

Mais Salão de Paris