Topo

Audi Q8 quer surgir no Brasil ainda em 2018; veja os planos da marca

Carro real será bastante fiel ao conceito mostrado no Salão de Detroit 2017 -- base é a mesma do Urus - Mark Blinch/Reuters
Carro real será bastante fiel ao conceito mostrado no Salão de Detroit 2017 -- base é a mesma do Urus
Imagem: Mark Blinch/Reuters

André Deliberato

Do UOL, na Cidade do Cabo (África do Sul)

23/02/2018 04h00

Modelo que coloca SUVs de luxo na próxima geração de automóveis é promessa para o Salão de São Paulo

O cronograma de lançamentos da Audi no Brasil para 2018 está aquecido: há muitos lançamentos, sobretudo de modelos fortes, muito equipados e ótimos para a imagem, ainda que de poder de venda mais restrito. Depois de apresentar o SUV médio poderoso SQ5 no começo deste mês e revelar os esportivos TTRS e RS3 nesta semana, a marca terá outros sete produtos ao longo do ano -- a maioria deles surge no segundo semestre.

UOL Carros apurou que até mesmo o Q8, SUV inédito equivalente ao Lamborghini Urus e que representará o auge da marca em termos de tecnologia e potência, está nos planos nacionais para 2018. Ele deve ser apresentado oficialmente no Salão de Genebra, em março, e executivos ligados à marca afirmaram a que a ideia é tê-lo como estrela do Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, com vendas iniciando na sequência.

Veja mais

Volvo ainda sabe como se fazem peruas: eis a nova V60
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe

Maior modelo da Audi em porte, o Q8 terá o mesmo pacote do Audi A7 que a marca está revelando neste momento na África do Sul e que chega na virada do ano. Destaque para funções semi-autônomas, comandos por gestos, telas grandes e sensíveis aos toque substituindo praticamente todas as áreas de comandos, além de nova linguagem de conjuntos ópticos e lanternas, mais aprimoramentos de motorização e tração.

Ambos, ao lado do sedã de luxo A8 fazem parte da nova filosofia de modelos da Audi, que foi campeã do Prêmio UOL Carros 2017 em "Tecnologia/Inovação" e se diz pronta para a próxima década em termos automotivos.

Linha toda nova

Pois bem, A7, A8 e Q8 são certezas. Para vender, porém, a Audi vai concentrar energias na apresentação de um pacote especial do Q3 com detalhes na cor preta, possivelmente chamado de "Black Edition" -- a ideia é surfar nova moda para utilitários tal qual já se vê em Jeep Renegade Custom e Compass Night Eagle, Fiat Toro BlackJack etc.

Esta será uma das últimas versões do Q3 antes da sua troca de geração, prevista para acontecer em 2019 e que relatamos recentemente.

Depois, a dupla A4 e A4 Avant, renovada em 2017, vai receber novos pacotes de equipamentos para entrar no ano/modelo 2018/2019. Na segunda metade do ano, RS4 Avant e RS5 cupê completam a família.

Todos os carros citados nesta reportagem e mais o mítico superesportivo R8 devem formar o time da Audi para o salão paulistano, em novembro. Haverá ainda expectativa pela aparição do protótipo elétrico E-Tron Quattro, que teria a missão de mostrar que a marca também está pronta para o caminho elétrico, se o Brasil tomar esta rota. 

Com isso, restarão para 2019 a mencionada troca de geração Q3, do A6 e a possível chegada do Q2.

* Viagem a convite da Audi do Brasil