Topo

Audi A5 vence em "Tecnologia/Inovação" no Prêmio UOL Carros; veja avaliação

Eugênio Augusto Brito

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/01/2018 04h00

Função Traffic Jam Assist permite que carro auxilie o motorista em congestionamentos

Lançado no Brasil no final de junho de 2017, o cupê executivo Audi A5 é o vencedor da categoria "Melhor Tecnologia/Inovação" do Prêmio UOL Carros 2017. O modelo foi eleito o melhor dentre os finalistas por conta da função "Traffic Jam Assist", que permite ao carro identificar outros automóveis, obstáculos, variações de movimento e velocidade de veículos no entorno, auxiliando o condutor no congestionamento.

Todos os detalhes podem ser conferidos aqui neste Especial Prêmio UOL Carros 2017.

Volvo XC60 (2ª lugar pelo sistema "Pilot Assist 2.0") e Renault Kwid (3º com seus "quatro airbags de série" e ação  de venda "entrada parcelada em 3x no cartão de crédito") completam o pódio. Também eram finalistas da categoria Range Rover Velar (com interface "InControl Blade") e Volkswagen Polo (com painel "Active Info Display").

Um dos destaques apresentada pela Audi no último ano, a segunda geração do A5 chegou para mostrar o máximo de tecnologia que um carro da marca alemã pode oferecer atualmente -- superando até mesmo recursos que o atual A8 (atenção, estamos falando do A8 que era vendido por aqui até o ano passado, e não o novo recém-mostrado no Salão de Frankfurt).

Destaques

Seu trunfo é a tecnologia embarcada: o A5 tem recursos que precisaram de quase um ano e meio de homologação para poderem ser utilizados no Brasil, como o assistente de congestionamento, o mais instigante deles.

Na prática, o A5 consegue de forma semiautônoma seguir os carros que estão à frente no anda-e-para do trânsito por meio de sensores e câmeras. Pena que isso dura pouco: apenas 20 ou 30 segundos a cada turno (depois o motorista precisa religar o sistema).

A meta do carro é fisgar executivos que gostam de esportivos, mas que não querem (ou não podem) ostentar com um modelo chamativo demais ou "cheio de testosterona". Os pacotes de estilo e tecnologia ajudam nessa função: rodas de 18 polegadas, soleiras de porta e apliques de metal convivem com painéis totalmente digitais, projeção de informações no para-brisa, integração com celulares Android e Apple e som de grife, por exemplo, são alguns dos destaques.

Veja mais

Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe

Jeitão invocado

Além do trunfo tecnológico, vale ressaltar o estilo harmonioso do design do carro: o A5 é bicudo, mais baixinho em relação ao anterior e chama atenção por onde passa pela grade frontal enorme e pelo desenho das luzes de LED.

De tão refinado, nem parece ter aquela sobriedade alemã e lembra mais carros de outras marcas de luxo, como as britânicas Jaguar e Aston Martin -- ao mesmo tempo, pode ser usado com a família e também em situações mais formais.

Bancos mais largos com revestimento premium, ajustes elétricos e até curvatura interna do teto unem o estilo moderno com um bom espaço interno. Resumindo, quatro adultos rodam com conforto com uma criança no banco central. Três pessoas no banco de trás já vão com aperto.

Esportivo sim

Apesar da proposta mais esportiva, o novo A5 ficou mais racional: nas versões vendidas por aqui, só usa motor 2.0 turbo, sempre acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas -- as configurações com motor em "V" (V6 e V8), por ora, estão fora do line-up brasileiro.

Mas isso não o descredencia da categoria de esportivos: o novo A5 é muito esperto, arranca forte e até emite um ronco do escape -- que se não é animalesco como o de um motor em "V", serve ao menos para não deixar os puristas na vontade.

Prêmio UOL Carros 2017

Com a chancela de ser realizado pela equipe editorial da maior empresa de Conteúdo do Brasil, o Prêmio UOL Carros surge com o objetivo de prestigiar mais do que lançamentos de um mercado automotivo que passou de 2,1 milhões de unidades em 2017 (crescimento após quatro anos difíceis), mas novas ideias e tecnologias que movimentaram o setor, com foco também na sustentabilidade.

A maior empresa brasileira de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos digitais lança o Prêmio UOL Carros neste mês com o que houve de melhor no setor em 2017. A premiação será divulgada na página oficial de UOL Carros entre os dias 29 de janeiro e 9 de fevereiro e tem como objetivo fazer um panorama de quem movimentou o setor no ano passado.

São seis categorias: "Destaque do Ano" (a principal categoria), "Melhor Importado", "Melhor SUV", "Melhor Picape", "Melhor Tecnologia/Inovação" e "Sustentabilidade". Em cada categoria, são cinco concorrentes. Os três melhores colocados serão premiados, segundo voto do júri.

Altamente especializado, o júri é composto por sete jornalistas renomados do eixo Rio-SP e também do Nordeste. São eles: Eugênio Augusto Brito (jornalista, editor de UOL Carros, vencedor do prêmio SAE), André Deliberato (jornalista, engenheiro, editor-assistente de UOL Carros, vencedor do prêmio SAE), Leonardo Felix (repórter de UOL Carros, menção honrosa do prêmio SAE), Joel Leite (colunista de UOL Carros, radialista, especialista em Meio Ambiente e Semiótica), Benê Gomes (jornalista, editor do programa Auto+), Jorge Moraes (jornalista, publicitário, editor do Jornal de Pernambuco, apresentador do programa Auto Motor e repórter da rádio CBN/PE) e Fernando Miragaya (jornalista, colaborador do UOL, ex-editor dos jornais Globo, Extra, Estadão).

"UOL Carros já teve votações online em anos anteriores, mas a ideia é ter uma nova referência para o setor automotivo no ano da retomada de crescimento da indústria e de vendas do mercado”, explica Rodrigo Flores, diretor de conteúdo do UOL. "O formato do 'Prêmio UOL Carros 2017' é mais antenado. Entre as categorias, teremos premiações para quem mais inovou em 2017 e também a quem teve visão e responsabilidade social, não apenas a quem lançou carros em um ou outro segmento", complementa.