CES 2018 mostra que carro será mais prático, econômico e seguro
Verdadeiros "laboratórios sobre rodas", protótipos antecipam tendências que podem ser incorporadas aos carros de rua em poucos anos
Os automóveis invadiram de vez a CES 2018, maior feira de tecnologia do mundo que acontece em Las Vegas (EUA). Realizado anualmente às vésperas do Salão de Detroit, o evento virou a principal vitrine para as montadoras exibirem as novidades para o futuro.
Algumas empresas apostam em tecnologias de reconhecimento (como câmeras e sensores) para impedir acidentes. É o que faz a Kia com o Niro EV Concept. Prometendo uma autonomia de 383 km com apenas uma carga, o SUV identifica a presença de pedestres e obstáculos, transmitindo informações por câmeras, alertas sonoros e até por um display instalado na grade dianteira.
A conterrânea Hyundai revelou o Nexo, um SUV movido a célula de hidrogênio que inaugura uma linha de modelos ecologicamente corretos a serem lançados pela empresa nos próximos anos. Com autonomia de 800 km, o Nexo possui várias assistências eletrônicas de condução, como alerta de tráfego traseiro e piloto automático adaptativo.
Veja mais
+ Será que carros que andam sozinhos podem aposentar os motoboys?
+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
+ Instagram oficial de UOL Carros
+ Siga UOL Carros no Twitter
Outras fabricantes investiram na inteligência artificial para atender as vontades de seus donos. A Toyota mostrou uma linha de conceitos que identificam as emoções do usuário e aprender sobre suas preferências, analisando expressões, ações e até o tom de voz do condutor.
A condução autônoma figura na lista de prioridades das fabricantes de automóveis. Ao dispensar o motorista, eles podem revolucionar a mobilidade das pessoas pelas grandes cidades. O Smart Vision EQ foi concebido para facilitar a vida dos usuários de serviços de veículos compartilhados com carros autônomos e elétricos.
Já as pessoas com mobilidade reduzida, como cadeirantes e idosos, são o público do Concept i-RIDE, da Toyota. Além de dispensar o motorista, o projeto tem soluções para facilitar o acesso ao interior (como assentos deslizantes e portas com abertura "asa de gaivota"), que conta até com uma cadeira de rodas.
Veja mais no vídeo de Benê Gomes e Maisa Salmi, dos parceiros do Auto+, produzido diretamente da CES.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.