Topo

Mobilidade

CES 2018 mostra que carro será mais prático, econômico e seguro

Maisa Salmi, Benê Gomes

Do Auto+, em Las Vegas (EUA)

20/01/2018 08h00

Verdadeiros "laboratórios sobre rodas", protótipos antecipam tendências que podem ser incorporadas aos carros de rua em poucos anos

Os automóveis invadiram de vez a CES 2018, maior feira de tecnologia do mundo que acontece em Las Vegas (EUA). Realizado anualmente às vésperas do Salão de Detroit, o evento virou a principal vitrine para as montadoras exibirem as novidades para o futuro.

Algumas empresas apostam em tecnologias de reconhecimento (como câmeras e sensores) para impedir acidentes. É o que faz a Kia com o Niro EV Concept. Prometendo uma autonomia de 383 km com apenas uma carga, o SUV identifica a presença de pedestres e obstáculos, transmitindo informações por câmeras, alertas sonoros e até por um display instalado na grade dianteira.

A conterrânea Hyundai revelou o Nexo, um SUV movido a célula de hidrogênio que inaugura uma linha de modelos ecologicamente corretos a serem lançados pela empresa nos próximos anos. Com autonomia de 800 km, o Nexo possui várias assistências eletrônicas de condução, como alerta de tráfego traseiro e piloto automático adaptativo.

Veja mais

+ Será que carros que andam sozinhos podem aposentar os motoboys?
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe

Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Outras fabricantes investiram na inteligência artificial para atender as vontades de seus donos. A Toyota mostrou uma linha de conceitos que identificam as emoções do usuário e aprender sobre suas preferências, analisando expressões, ações e até o tom de voz do condutor.

A condução autônoma figura na lista de prioridades das fabricantes de automóveis. Ao dispensar o motorista, eles podem revolucionar a mobilidade das pessoas pelas grandes cidades. O Smart  Vision  EQ foi concebido para facilitar a vida dos usuários de serviços de veículos compartilhados com carros autônomos e elétricos.

Já as pessoas com mobilidade reduzida, como cadeirantes e idosos, são o público do Concept  i-RIDE, da Toyota. Além de dispensar o motorista, o projeto tem soluções para facilitar o acesso ao interior (como assentos deslizantes e portas com abertura "asa de gaivota"), que conta até com uma cadeira de rodas.

Veja mais no vídeo de Benê Gomes e Maisa Salmi, dos parceiros do Auto+, produzido diretamente da CES.

Mais Mobilidade