Salão de Frankfurt

VW Golf clássico rouba a cena no Salão de Frankfurt 2017; assista

André Deliberato

Do UOL, em Frankfurt (Alemanha)

12/09/2017 10h50

Assim como a Mercedes-Benz, Volkswagen também utiliza a noite anterior à abertura do Salão de Frankfurt para apresentar a jornalistas e convidados suas novidades naquele que é considerado um dos maiores e mais importantes salões automotivos mundiais -- ao menos para as marcas alemãs.

Com direito a um pavilhão só seu (onde exibe todos os modelos de suas submarcas), a fabricante revelou na noite desta segunda-feira (11) uma série de carros que há meses prometiam aparecer: o novo Polo, que será diferente do brasileiro, conforme UOL Carros adiantou, e estreia nas próximas semanas no mercado europeu. No Brasil, o lançamento ocorrerá em 25 de setembro, com chegada às lojas entre outubro e novembro.

Eis o T-Roc

Também foi enfim revelado o inédito SUV compacto-médio T-Roc, derivado da plataforma MQB do Golf e que substitui o Tiguan de antiga geração de cinco lugares. É importante ressaltar que este carro é diferente do nosso futuro T-Cross.

Entretanto, por ter porte não muito maior que o do T-Cross, sua importação para o mercado brasileiro já foi descartada por executivos da Volkswagen em mais de uma oportunidade. Para nosso mercado, segundo o jornalisa Boris Feldmann, será preparado outro SUV médio, chamado Tharu, a ser produzido na Argentina e que é derivado de outros dois produtos exibidos pela Volkswagen em Frankfurt: o Seat Arona e o Skoda Karoq.

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De olho no futuro

Há, ainda, dois estudos para o futuro da marca: um, já mais perto da realidade, é o crossover compacto ID Crozz II, que mostra que um elétrico não precisa ter visual minimalista. Pelo contrário, o protótipo usa todas as artimanhas estéticas que atualmente têm conquistado consumidores: porte musculoso e caimento "acupezado" do teto. O ID Crozz é um dos três pilares da futura família de carros verdes da marca, ao lado do ID (hatch) e do ID Buzz (minivan). 

Também há um estudo de carro "familiar" totalmente elétrico, autônomo e digital, chamado "Sedric", já visto anteriormente na CES, em Las Vegas. Este parece uma visão de futuro mais distante.

Entre as submarcas, a Audi mostrou a nova geração do A8, agora totalmente autônomo -- UOL Carros vai dedicar, nos próximos dias, uma reportagem exclusiva para ele; a Bentley mostrou o Continental GT Supersports, novo cupê de quatro lugares mais rápido do mundo; a Porsche fez a estreia do novíssimo Cayenne. A Bugatti colocou a cereja do bolo da noite mostrando o Chiron, supercarro capaz de ultrapassar 430 km/h e precisar de apenas 42 segundos para acelerar de 0 a 400 km/h e atingir o zero novamente.

Confira no álbum exclusivo os carros que o grupo Volkswagen preparou para a mostra.

Golf clássico rouba a cena

A8 autônomo? Chiron? Polo? Nada disso: ao lado do também cobiçadíssimo up! GTI e do novo Golf GTI Performance, em um espaço relativamente de pouco destaque no estande da Volkswagen, um Golf GTI de primeira geração era um dos carrinhos mais olhados e reverenciados pelos jornalistas e convidados. Nossa reportagem aposta que isso será tendência quando o público começar a entrar no pavilhão.

Conhecido como "Mk1", o primeiro Golf GTi foi mostrado no Salão de Frankfurt de 1975 e lançado no ano seguinte. Sua produção durou até 1983, quando começou a surgir a segunda geração (Mk2). Equipado com um motor 1.6 naturalmente aspirado de 110 cv e câmbio manual de quatro marchas, mas pesando apenas 810 kg, o esportivo era capaz de fazer o 0-100 km/h em 10 segundos e chegar a 183 km/h.

Na época, o preço estimado do modelo era de 7.081 euros (cerca de R$ 26 mil), sem considerar taxas ou impostos. Ao todo, foram mais de 462 mil unidades produzidas.

* Viagem a convite da Anfavea

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