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Novo Volkswagen Polo promete ser compacto mais seguro do Brasil

Marca diz manter nível de construção alemão no carro nacional e fez testes próprios; falta o Latin NCAP - Leonardo Felix/UOL
Marca diz manter nível de construção alemão no carro nacional e fez testes próprios; falta o Latin NCAP Imagem: Leonardo Felix/UOL

Leonardo Felix

Do UOL, em São bernardo do Campo (SP)

24/08/2017 12h28

A Volkswagen do Brasil "fatiou" o lançamento da sexta geração do Polo: o hatch premium só surge "oficialmente" em 25 de setembro, com chegada às lojas em novembro, mas a marca já realizou pelo menos cinco eventos de apresentação de partes do modelo.

Nesta quinta-feira (24) foi a vez de revelar itens de acabamento e segurança e prometer que o carro feito no ABC Paulista será o compacto mais seguro do Brasil.

Quanto ao visual do modelo, tudo conforme o roteiro: o projeto é global e os traços são muito similares aos do Polo 6 europeu. Haverá, porém, pequenas diferenças na configuração brasileira, como o para-choque mais recortado, tomada de ar inferior mais larga e chamativa.

Tudo para deixar a cara do novo Polo "made in Brazil" ainda mais agressiva e, claro, chamar a atenção dos consumidores locais.

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O mais seguro?

A Volkswagen também mostrou os atributos de segurança do novo Polo. Carroceria construída com aços de alta resistência, airbags frontais e laterais como itens de série em todas as versões, cintos com pré-tensionador e limitador de carga,  e presença de controle eletrônico de estabilidade (item de série nas versões turbo e opcional nas aspiradas) são trunfos para tentar fazer dele o compacto mais seguro à venda no mercado brasileiro.

"Cinco dos nossos atuais 10 carros mais vendidos têm zero ou uma estrela no Latin NCAP", ressaltou Gustavo Schmidt, vice-presidente de marketing e vendas da marca no país, sem mencionar nomes (nem o do líder Chevrolet Onix, recentemente "zerado" pela entidade devido a uma falha estrutural detectada na prova de colisão lateral foi lembrado).

Três protótipos do Polo usados em testes próprios de impactos frontal, lateral e de poste foram mostrados: "O nosso Polo usa exatamente os mesmos tipos de aço do europeu", garantiu Antônio Carnielli Jr., responsável pelas áreas de engenharia de carroceria e segurança.

Ainda assim, os executivos evitam "cravar" que o Polo 6 terá nota máxima no Latin NCAP, mas não descartam entregar voluntariamente uma unidade para o teste de colisão do programa. "Quem confia na segurança do carro pode se dar ao luxo disso", acrescentou Carnielli.

Volkswagen Polo 6 Brasil clay - Leonardo Felix/UOL - Leonardo Felix/UOL
Modelo de resina: VW ainda "esconde' visual do Polo, mas revela "pequenas mudanças" de para-choque
Imagem: Leonardo Felix/UOL

"Golzão" ou "Golfzinho"?

Nas entrelinhas, a marca quer reduzir a pecha de que "todos os carros da Volkswagen são iguais", premissa popular que acaba tendo impacto negativo venda não de Gol, Voyage ou up!, mas dos modelos mais equipados e caros.

"Mais de 30% dos clientes de compactos no Brasil tomam a decisão de compra usando o design como principal fator", afirmou Gustavo Schmidt.

Durante toda a apresentação os executivos colocaram o Polo como "irmão menor" do Golf, devido às dimensões que privilegiam a largura. Nenhuma sugestão de que ele seja um mero "Golzão" foi feita. Em qualquer uma das versões -- básica (chamado apenas de Polo), Comfortline e Highline -- haverá bancos de tecido de série e guarnições com plástico, mas com diferenças de texturizações e tonalidades dos painéis.

O Polo 6 produzido em São Bernardo do Campo (SP) a partir da plataforma modular MQB A0, terá três opções de motores: 1.0 (3-cilindros) aspirado (possivelmente recalibrado), 1.6 (4-cilindros) MSI de 120 cv com etanol e 1.0 (3-cilindros) turbo de injeção direta em inédita calibração de 128 cv e 20,4 kgfm.