Testes e lançamentos

É polêmico ou certo? Honda Civic Si troca motor 2.4 aspirado por 1.5 turbo

André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

06/04/2017 20h12

Esportivo chega em maio nos EUA e Canadá e está na mira do Brasil

A Honda apresentou nesta quinta-feira (6) o novo Civic Si, agora baseado na décima geração do Civic, lançada no Brasil no ano passado. A promessa da marca é que o esportivo seja o mais ágil e dinâmico de sua história.

Mostrado discretamente no Salão de Detroit, sua revelação nesta quinta aconteceu por meio de vídeo divulgado pelo canal da Honda America no Youtube -- que você pode conferir no topo desta reportagem. 

"O carro está nos planos do Brasil", garante uma fonte ligada à marca. "Há estudos e as chances de ele vir existem", completa. Mas ainda não se sabe quando. Questionada por UOL Carros, a Honda do Brasil afirmou que não comenta sobre seus próximos lançamentos. As vendas na América do Norte começam em maio.

Como ele é

A marca mostrou vídeo e fotos ao mesmo tempo das duas versões de carroceria em que o Si é produzido (cupê de duas portas e sedã de quatro portas). Sua fabricação, assim como a do Si atual, continuará a cargo da fábrica da marca em Ontário, no Canadá. O motor é produzido em Anna, Ohio, nos EUA.

O novo Si será equipado com o motor quatro-cilindros 1.5 turbo com injeção direta e duplo comando variável de válvulas no cabeçote (dual-VTC), o mesmo utilizado pelo Civic Touring no Brasil, porém recalibrado para render maior potência e torque.

Combinado com uma transmissão manual de seis velocidades (no carro "civil", o câmbio é CVT), ele pode chegar a 208 cavalos e 26,5 kgfm de torque, que aparece logo às 2.300 rpm e permanece por inteiro durante 70% da faixa de rotação do motor.

Para efeito de comparação, o atual Civic Si usa motor 2.4 aspirado de 206 cv e 23,9 kgfm de torque a 4.400 rpm (o câmbio também é manual de seis marchas).

Além disso, o Si será "significativamente mais leve que a antiga geração", segundo a Honda, terá carroceria mais rígida, incluindo componentes de chassi e de direção aprimorados. A direção elétrica terá relação variável e a suspensão, acerto esportivo. Os amortecedores serão adaptativos e o diferencial terá deslizamento limitado. No pacote de segurança, o carro ainda terá discos de freio de 12,3 polegadas na dianteira e rodas aro 18 (calçadas por pneus de alto desempenho 235/40 R18).

Em complemento ao conjunto mais esportivo, a suspensão recebeu molas mais firmes, barras estabilizadoras mais rígidas (30% a mais na dianteira e 60% a mais na traseira), buchas sólidas e braços de controle ultrarígidos na dianteira, oriundos do Type R.

Bicampeão da Stock, Ricardo Maurício testou o atual Civic Si

Estilo esportivo

Visualmente, o novo Si traz um friso frontal preto diferente daquele visto nas versões "comuns" e tomadas de ar mais largas, além das rodas mais largas, escapamento central cromado em formato poligonal. Na traseira, o sedã traz defletores de ar e aerofólio na tampa, com luz de freio em LED; o cupê mantém a assinatura de design do modelo, com barra de LED horizontal e spoiler traseiro.

O interior traz bancos esportivos exclusivos, com costuras vermelhas e logotipos da versão. Os detalhes são replicados nas portas, volante e no pomo da alavanca de câmbio, que é de alumínio. Outros detalhes ficam por conta da iluminação sempre vermelha do painel TFT, das pedaleiras em alumínio e do friso do quadro de instrumentos com acabamento que imita fibra de carbono.

Traz ainda, como equipamentos de segurança, freios ABS de última geração com EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), controle de tração e estabilidade e direção elétrica progressiva. De acordo com a empresa, o novo Si alcançou o melhor resultado nos testes de colisão do instituto NCAP, com cinco estrelas.

Espartano?

Quem já teve a oportunidade de guiar um Si sabe que a firmeza do volante e a esportividade são suas principais virtudes -- na prática, dá para dizer que ele é um carro "duro" (no bom sentido que isso representaria em uma pista) de se guiar.

O novo promete oferecer tudo isso, mas também ser mais acessível -- ou menos "bruto" -- ao oferecer itens de conforto e equipamentos de conveniência, vindos de outras versões do Civic, como freio de estacionamento eletrônico, sensor de chuva e até mesmo ar-condicionado digital de duas zonas.

Em termos de conectividade, o novo Civic Si terá sistema multimídia com tela tátil de sete polegadas que pode controlar todas as funções de áudio e ser conectada aos sistemas Apple CarPlay e AndroidAuto.

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