Porsche inaugura centro de peças em SP; vela de Macan custa R$ 250
Meta é diminuir prazos de entrega para aprimorar pós-venda no Brasil
A Porsche resolveu dar um passo importante no mercado nacional, pouco menos de dois anos após assumir operações por aqui: a montadora acaba de abrir um centro de distribuição de peças, localizado em Embu das Artes, cidade encostada em São Paulo.
É o primeiro na América Latina, que também irá abastecer suas nove revendas oficiais espalhadas pelo país. O montante investido no projeto e em peças não foi revelado.
Na prática, a estreia do centro tem como objetivo diminuir o prazo de entrega das peças, provenientes de Sachsenheim, na Alemanha. Com o componente no estoque, em casos de urgência, a promessa é de que qualquer dono de Porsche espere 24 horas para receber qualquer peça -- caso o centro não tenha a encomenda nas prateleiras, o prazo máximo é de sete dias. Elas vêm de avião da matriz.
"O pós-venda é um dos mais importantes na lógica automotiva. A venda de um segundo carro e a volta do cliente para serviços na loja depende disso", defende o diretor de pós-venda da Porsche, Diego Lopez. Na autorizada Stuttgart Veículos, na capital paulista, o tempo atual de espera por um componente fora de estoque é de 14 dias, para se ter ideia.
Que peças são as mais requisitadas?
As partes que demandam mais volume em estoque são as trocadas em revisões preventivas, como filtros de ar e óleo, velas e pastilhas de freio. Outras como para-choques, lanternas e limpadores de para-brisa também estão na lista de encomendas recorrentes.
Como exemplo, no Macan, modelo mais emplacado da fabricante, uma única vela sai por R$ 245,25; um filtro de ar custa R$ 455,84 e um filtro de óleo vale R$ 152,20. Os preços são tabelados pela Porsche e válidos em todas as lojas -- a garantia é sempre de dois anos. "Sabemos que muitos clientes têm uma percepção errada sobre o custo de uma peça ou revisão. Queremos mudar isso para que ele passe a considerar a autorizada sua primeira opção”, enaltece Lopez.
Gerente nacional de pós-vendas da Stuttgart Veículos, Ruy Miranda Neto conta que a diminuição no preço das peças, já confirmada pela marca, era esperada pelos lojistas. Mas ainda não é possível estimar a baixa, já que a operação é recente. Ele também explica que, no caso dos veículos em garantia, o retorno para a realização de serviços na loja é de 95%, mas o cenário muda quando o prazo expira. "Esse percentual diminui para pouco mais de 50%. No entanto, temos percebido crescimento lento e constante de clientes com carros fora da garantia que recorrem aos serviços de pós-venda da concessionária", avalia.
Além das peças originais, o armazém em Embu abriga acessórios e produtos do Porsche Drivers Selection. Há disponibilidade de abastecimento de peças para o mercado de Porsche Classics e para o campeonato GT3 Cup. O estoque inicial é de 2.945 peças, mas a marca quer em suas prateleiras 7.600 unidades até o final do ano, o que corresponde a 90% de tudo o que os concessionários precisam.
A área construída em seis meses tem 3 mil m² e é o segundo menor centro da fabricante no mundo, empatada com Melbourne (Austrália) e atrás apenas de um localizado na cidade de Rovigo, na Itália, com 2.700 m². O maior da lista de 13 centros é a própria central Sachsenheim, com 325 mil m², que tem 97% do que as autorizadas encomendam.
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