Carros

Nova Toyota Hilux virá ao Brasil já como 5 estrelas em segurança

Do UOL, em São Paulo (SP)

09/09/2015 12h30

A oitava geração da picape média Toyota Hilux, atual vice-líder de segmento no Brasil, ainda não chegou ao país. Quando vier, contudo, poderá ser lançada já ostentando um selo de cinco estrelas em segurança para adultos do Latin NCAP (instituto que avalia a segurança dos veículos vendidos na América Latina), a nota máxima. Na proteção para crianças, o saldo foi de quatro estrelas.

Nesta quarta-feira (9), a entidade divulgou nova bateria de testes da fase 6 do programa e incluiu a próxima geração do utilitário, que já está sendo feita na Tailândia e é exportada a alguns países do continente. A expectativa é que a nova Hilux, bastante tecnológica, comece a ser fabricada na Argentina ainda neste ano, ganhando o mercado sul-americano, incluindo o brasileiro, até o primeiro trimestre de 2016.

Na primeira avaliação, de impacto frontal a 64 km/h, a picape mostrou índice muito baixo de deformação do habitáculo, conferindo ótimo nível de proteção para adultos e crianças. Os cintos, munidos de pré-tensionadores, operaram bem em conjunto com os três airbags (frontais e de joelhos para o motorista). Na parte de trás, o boneco que simula um bebê de um ano e meio quase não se mexeu com a colisão, mas um movimento considerado excessivamente brusco da criança de três anos custou uma estrela ao modelo.

Já na aferição de batida lateral a 50 km/h a Hilux mostrou "grande capacidade de absorção de energia, permitindo que o motorista não sofra lesões graves na parte superior do tórax ou cabeça". O Latin NCAP destacou ainda a presença dos freios ABS (antiblocantes) em quatro canais, ganchos para cadeirinhas infantis e alerta para atar os cintos de segurança.

Para assistir ao teste, basta dar o play no vídeo que abre esta matéria.

Embora as configurações da Hilux argentina ainda não tenham sido divulgadas, espera-se que a picape mantenha todos esses itens de segurança, além de controles de estabilidade e tração. Isso permitiria a manutenção das cinco estrelas mesmo nos critérios que passarão a vigir em 2016, mais rígidos. O Latin NCAP já informou que vai avaliar a picape argentina assim que ela for lançada.

Hyundai Grand i10 decepciona

Modelo da marca coreana produzido na Índia e vendido em mercados como Argentina e Chile, o Grand i10 também foi avaliado pelo instituto e... decepcionou. Desprovido de airbags e ABS, o compacto foi submetido apenas ao impacto frontal, mostrando-se bastante frágil na segurança para adultos. A célula de sobrevivência se deformou muito acima do recomendável após o choque, levando até a porta do motorista a abrir involuntariamente. Resultado: zero estrelas.

A movimentação considerada "aceitável" do bebê de um ano e meio, apesar da ausência do Isofix, salvou o i10 de um fiasco total, conferindo a ele duas estrelas na proteção para os passageiros do banco de trás. Assista ao teste:

Hyundai Grand i10 paga mico no Latin NCAP

Reveja todos os testes do Latin NCAP:

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo