Carros

Uno Sporting Dualogic une câmbio "de Ferrari" a motor... da Fiat

André Deliberato

Do UOL, em Buenos Aires (SP)

06/09/2014 08h00

A Fiat trocou a alavanca do câmbio automatizado Dualogic no Uno 2015 por um sistema formado por botões -- mesmo molde utilizado pela transmissão automatizada esportiva de dupla embreagem da Ferrari, chamada de F1. A Ferrari, diga-se de passagem, é subsidiária da Fiat.

A caixa, chamada de Dualogic Plus, está disponível para duas versões com motor 1.4 Evo: Way e Sporting. A marca não revela quanto foi investido, mas espera que o recurso torne-se sensação no segmento. O principal rival, atualmente, é o Volkswagen up! I-Motion, mas a Fiat está mirando qualquer outro concorrente com câmbio automatizado simples (embreagem única).

UOL Carros aposta que a ideia fará efeito: muita gente vai assinar o cheque e levar um Uno Dualogic para casa só para mostrar a amigos e vizinhos que possui um carro "sem câmbio". Aconteceu com a elitizada Ferrari, por que não pode acontecer com o Uno?

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Sistema Dualogic Plus troca alavanca de seleção por teclas. Imagem: Divulgação
MAS COMO FUNCIONA?
Na prática, muda pouco: é preciso pisar no freio para selecionar a marcha a ser engatada. Só que em vez de posicionar a alavanca, o motorista deve apertar o botão. Cada tecla corresponde a letras (e ações) exibidas no painel da transmissão: D (Drive), N (Neutro), R (Ré), A/M (Automático/Manual) e S (Sport). A tecla Sport só funciona caso o câmbio esteja em Drive com a função Automática ativada. Na posição Drive com a opção Manual, as trocas são feitas por borboletas atrás do volante.

As trocas são suaves e melhores que a de outros carros da Fiat com transmissão automatizada. Mas ainda falta uma modulação mais acertada -- um estágio na área de transmissões da Volkswagen cairia bem aos engenheiros da Fiat. Isso porque a base do câmbio Dualogic é a mesma que a do I-Motion (ambas usam sistema da Magneti Marelli), mas o câmbio da empresa alemã é mais bem resolvido e tem trocas mais rápidas. Mesmo o do up!, que "soluça" bastante.

URBANO. E SÓ
Pode-se dizer que o motor 1.4 (88 cavalos e 12,5 kgfm de torque com etanol; 85 cv e 12,4 kgfm com gasolina) seja apenas suficiente para o peso do carro (1.023 kg). Não dá para exigir respostas e desempenho "Sporting" -- rodar com calma e sem pressa é o grande barato da configuração esportivada do compacto.

As suspensões e os freios também trabalham em harmonia. Na cidade e na estrada, UOL Carros atingiu o consumo (misto) de 14 km/litro de gasolina. O espaço interno, bem como o acabamento refinado, são os mesmos encontrados na versão Evolution. O Sporting ainda oferece mais opções de personalização e rodas diferenciadas que lembram as do Escort XR3 de primeira geração.

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Visual do Uno Sporting é diferente das demais versões: os para-choques são mais esportivos e a saída de escape traseira é central Imagem: Divulgação
PACOTE
Pagar R$ 36.650 por um subcompacto já é difícil. Por este valor, traz de série direção hidráulica, sistema de som completo, vidros e travas elétricas, rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina, para-choques dianteiro e traseiro com desenho diferenciado (no último, o meio da peça lembra o difusor de carro esportivo com direito a escapamento central cromado com saída dupla). E só.

Com ar-condicionado e câmbio Dualogic, o preço sobe a quase injustificáveis R$ 42.630. Isso sem contar itens de personalização externa (adesivos), sensor de estacionamento traseiro e kits de conforto interno (que agregam o terceiro apoio de cabeça traseiro, um apóia-braço central no banco do motorista, regulagem de altura no banco do motorista, banco traseiro bipartido e nicho para celular). Com isso, a unidade avaliado por UOL Carros custa imobilizantes R$ 46.935.

Viagem a convite da Fiat

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