Topo

Carros

Lei que incentiva elétrico e híbrido é sancionada em São Paulo

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/05/2014 10h08

O prefeito Fernando Haddad sancionou nesta quarta-feira (28) o projeto PL 276/12, do vereador Antonio Donato, que incentiva a utilização de veículos puramente elétricos, híbridos (que unem motores a combustão a elétricos) ou movidos a hidrogênio na cidade de São Paulo (SP)

A sanção foi publicada no Diário Oficial Cidade de São Paulo -- o projeto virou a lei municipal nº 15.997/14.

O incentivo se dará pela devolução da quota-parte do município na arrecadação do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores); e pela exclusão do veículo do rodízio municipal. A redução total do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado), que era esperada por analistas e especialistas, não se dará, ao menos neste primeiro momento.$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2014/ford-fusion-hybrid-2014-1401282692108.vm')"São Paulo possui a maior frota de automóveis entre todos os municípios do Brasil e a disseminação do carro elétrico na cidade certamente terá impacto positivo no aspecto ambiental”, destaca o vereador.

A expectativa é de que outros pólos comerciais, como a cidade do Rio de Janeiro (RJ) e diversas outras capitais do país, também sancionem leis parecidas com a de São Paulo nos próximos meses.

Renault: "Carro elétrico nós temos, falta o Governo querer"
Veja Álbum de fotos

VENDAS
No ano passado, segundo dados da Fenabrave, foram vendidas 324 unidades do Toyota Prius, modelo híbrido mais vendido do mundo -- este ano o modelo emplacou 44 unidades. A entidade não contabiliza dados de vendas do Fusion Hybrid, outro híbrido à venda no país.

Dados de elétricos ainda não foram contabilizados pelo órgão devido a baixa quantidade comercializada (até agora, apenas algumas dezenas para frotistas).

A Renault (bem como sua parceira Nissan), por exemplo, já manifestou interesse em vender seus produtos totalmente limpos no Brasil e esperava apenas as decisões do Governo. Já Sérgio Habib, líder do Grupo SHC (importador oficial da JAC e da Aston Martin, além de segundo maior revendedor do país), acredita que carros com propulsão elétrica sejam inviáveis por aqui.

Veja, abaixo, todos os carros híbridos/elétricos que já estiveram no Brasil.

BMW i3 (elétrico); estreia ainda em 2014
Veja Álbum de fotos
Renault Twizy (elétrico)
Veja Álbum de fotos
Nissan Leaf (elétrico)
Veja Álbum de fotos
Ford Fusion Hybrid (híbrido)
Veja Álbum de fotos
Porsche Cayenne S Hybrid (híbrido)
Veja Álbum de fotos
Mercedes-Benz S400 Hybrid (híbrido)
Veja Álbum de fotos

Mais Carros