UOL Carros monta novo motor 1.6 de Gol Rallye e Saveiro Cross; assista
A Volkswagen apresentou na última semana a linha 2015 de Gol, Voyage e Saveiro. Apesar de algumas mudanças nos sobrenomes das versões, novos pacotes opcionais e do acréscimo de alguns itens de série em determinadas configurações, a principal novidade é o motor quatro-cilindros, de 1,6 litro, 16 válvulas e duplo comando chamado de MSI, que gera 120 cavalos e 16,8 kgfm de torque (com etanol).
São 16 cv e pouco menos de 1,5 kgfm de vantagem em relação ao motor 1.6 usado anteriormente. Por ora, seu uso está restrito apenas às versões Gol Rallye e Saveiro Cross, as mais caras da gama do hatch e da picape compacta. Os preços, porém, ainda não foram definidos pela Volkswagen.
MÃO NA MASSA
UOL Carros aproveitou a apresentação para participar de uma espécie de workshop sobre a montagem do motor 1.6 MSI, que pode ser visto na videorreportagem. Conhecer o motor em detalhes ajuda a entender seu funcionamento: o componente é mais moderno e faz parte da família EA211, do três-cilindros 1.0 de up! e Fox Bluemotion e do 1.4 turbo do novo Golf.
Ele tem bloco e cabeçote em alumínio e ainda dispensa o reservatório de gasolina para partidas a frio. Por ser mais leve e ter menor atrito interno, promete funcionar mais silenciosamente, ter maior durabilidade e ainda menor consumo de combustível.
Assim como o 1.0, o novo propulsor 1.6 é fabricado em São Carlos (SP), que também está desenvolvendo uma variante flex do 1.4 turbo para o Jetta e o futuro Golf nacional, segundo informações apuradas com fontes. Os números completos de potência e força são: 120 cv e 16,8 kgfm com etanol e 110 cv e 15,8 kgfm com gasolina no tanque.
Além de montar o motor, UOL Carros também guiou o Gol Rallye 2015 por cerca de 100 quilômetros. O carro realmente rodou mais tranquilo e com mais força, até em baixas rotações. O consumo misto (cidade/estrada) foi de 8,9 km/l de etanol.
E O VELHO 1.6?
O uso do novo motor, que promete ser mais eficiente, não tira o antigo de linha. Por enquanto, todos os outros carros 1.6 da marca continuam usando o motor EA111 de 1,6 litro, oito válvulas, 104 cv e 15,6 kgfm de torque (etanol). Segundo a Volks, o novo propulsor será incrementado a outras versões no decorrer do ano.
O câmbio I-Motion, disponível apenas para o Gol (e para o sedã Voyage), recebeu atualizações de software para realizar trocas mais curtas e suaves.
PERFUMARIA E TROCA DE RG
A nomenclatura de Gol, Voyage e Saveiro passa a ser global (Trendline, Comfortline e Highline), segundo a Volks. Poderia facilitar, mas há mais elementos para confundir: a Saveiro ainda ganha uma versão ainda mais básica que a Trendline, chamada Startline. O Voyage, na outra ponta, recebe uma configuração acima da Highline, chamada Evidence.
Fox e Polo ficaram de fora da apresentação porque a Volks prepara novidades para estes modelos -- o primeiro deve ganhar uma remodelação maior no próximo semestre e o segundo deve ser aposentado.
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