Carros

UOL Carros ganha prêmio da SAE Brasil com especial sobre carros autônomos

Do UOL, em São Paulo (SP)

Série especial de reportagens de UOL Carros sobre carros autônomos, publicada em maio de 2014, foi a grande vencedora do 9º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo na categoria Internet. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (2), em São Bernardo do Campo (SP).

A SAE (Society of Automotive Engineers, na sigla em inglês; Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade, no Brasil) é associação fundada nos Estados Unidos em 1905, e congrega engenheiros, técnicos e executivos ligados à mobilidade automotiva, aeroespacial, ferroviária e naval. A SAE Brasil, representante local da entidade, completa 24 anos de atividades em 2015. O Prêmio SAE Brasil de Jornalismo foi criado em 2005 para incentivar a publicação no país de reportagens que contribuam para o conhecimento sobre mobilidade.

Concorreram à nona edição da premiação 306 reportagens sobre tecnologia da mobilidade terrestre, aeroespacial e naval, publicadas em jornais, revistas e sites com sede no Brasil, entre 1º de março de 2014 a 21 de março de 2015.

Com quatro reportagens sequenciais, a série assinada por Eugênio Augusto Brito, atual editor de UOL Carros, detalha o projeto sobre carros autônomos da Volvo Cars, o mais avançado do mundo. Cada um dos textos explica quais os planos para que carros possam andar sozinhos por vias sem interferência direta do condutor até 2020; a interação entre empresas privadas (as fabricantes de carros e de autopeças), universidades e até mesmo o governo sueco para que o projeto do país seja pioneiro no mundo; como o avanço da tecnologia de carros autônomos pode interferir na privacidade de motorista e passageiros; e, por fim, em que pé está o Brasil frente ao avanço das pesquisas em todo o mundo.

O contato com diferentes especialistas do projeto autônomo sueco e um "test-drive" diferente, no qual o jornalista não encostou no volante uma única vez, foram oferecidos pela Volvo durante viagem a Gotemburgo, na Suécia, em março de 2014. No Brasil, foi avaliado o projeto livre (sem apoio de montadoras) coordenado pelo professor Denis Wolf, do programa de Ciências da Computação e Engenharia da USP de São Carlos (SP).

Bicampeão

Esta é segunda vez em que UOL Carros se consagra campeão da categoria Internet do Prêmio SAE Brasil de Jornalismo.

Em 2011, a reportagem campeã foi escrita pelo então editor Claudio Luís de Souza, explicando o funcionamento do Chevrolet Volt, carro cujo trem-de-força une motor elétrico, gerador e motor a combustão. 

Outros ganhadores

Além do prêmio principal, a categoria Internet incluiu duas menções honrosas: Filipe Serrano, da revista Exame, pela reportagem "Sem as mãos e de olho no passageiro", também sobre autônomos; e Gustavo Henrique Ruffo, do Portal Flatout pela reportagem "Especial: O nascimento do Ka visto de dentro". E dois destaques: Bárbara Libório, Portal IG, com a reportagem "Crescem recalls de veículos de luxo em 2015"; e Roberta Soares, do Jornal do Commercio (Recife/PE), com a reportagem "A periferia travada". 

Na categoria Mídia Impressa, o grande vencedor do 9º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo foi Marcus Vinicius Gasques, da revista Autoesporte, com a reportagem "Aperte o cinto, o futuro chegou!", da qual participaram os jornalistas Alexandre Izo, Aline Magalhães, Décio Viotto, Giulia Lanzuolo, Guilherme Blanco Muniz, Leandro Alvares e Tereza Consiglio. Receberam menção honrosa Viviane Biondo, da revista Autodata, pela reportagem "Especial matérias-primas"; e Lívia Neves, da Revista Brasil Energia (RJ), pela reportagem "Ainda um luxo", sobre carros elétricos. Foram destaque Antonio Ferro, da revista AutoBus, por "Uma luz no fim do túnel"; e Wilson Toume, da Revista Carro, com a série "Como funciona: Pneus".

Esta edição foi comandada por Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz e mestre de cerimônia da premiação, além de Frank Sowade, Otacílio Gomes e Luso Ventura, respectivamente presidente, diretor geral e diretor de Comissões Técnicas da SAE Brasil. A comissão julgadora contou com Luso Ventura, da SAE, além dos jornalistas especializados Claudio Luís de Souza, atualmente editor-chefe de mídia digital da Motorpress Brasil; e Alberto Otazu, diretor da Mastermídia.

ESPECIAL - carros que andam sozinhos

  • Divulgação

    2020 é ano crucial para os carros autônomos

    Leia mais
    Imagem: Divulgação
  • Eugênio Augusto Brito/UOL

    Carros autônomo é questão de honra na Suécia

    Leia mais
    Imagem: Eugênio Augusto Brito/UOL
  • Divulgação

    Carro autônomo pode trazer riscos à privacidade

    Leia mais
    Imagem: Divulgação
  • João Luiz Oliveira/Divulgação

    Autônomo brasileiro tem nome de mulher

    Leia mais
    Imagem: João Luiz Oliveira/Divulgação
  • Claudio de Souza/UOL

    Com uma carga e 1,75 l de gasolina, Volt roda 78 km

    Leia mais
    Imagem: Claudio de Souza/UOL

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 
Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Topo