Topo

Fernando Calmon

Marcas abusam da tecnologia para mudar experiência de compra de carro zero

Fiat quer 20 lojas como esta: apenas um ou dois carros expostos e telões de até 43 polegadas para cliente fazer escolhas - Rogerio Vieira/Divulgação
Fiat quer 20 lojas como esta: apenas um ou dois carros expostos e telões de até 43 polegadas para cliente fazer escolhas
Imagem: Rogerio Vieira/Divulgação

Colaboração para o UOL, de São Paulo (SP)

06/12/2018 08h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Fiat e VW mostram concessionárias com recursos interativos; vantagens são atendimento mais eficiente e economia de custos

A maneira de comprar carros vem mudando no mundo e o Brasil acompanhará de perto esse cenário. Por isso, não foi surpresa que duas marcas tenham iniciado aqui, de forma quase simultânea, a introdução da assim chamada concessionária digital. Fiat e Volkswagen protagonizaram entre o final de novembro e este começo de dezembro uma espécie de corrida tecnológica para anunciar a primazia.

No exterior, em particular na Europa (onde tudo começou há mais de dois anos), esse modelo de negócio se consolidou.

Veja mais

+ Comprar carro pelo celular já é realidade; como isso afeta o mercado?
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Loja virtual... real

A Fiat saiu na frente com a concessionária Amazonas, na Zona Oeste da capital paulista. Ambiente foi especialmente projetado para incluir uma interação de forma digitalizada por meio de telões de alta definição, totens e tabletes. Mesmo que o comprador não seja especialista ou extremamente ligado em tecnologia, vai apreciar todas as opções que o sistema oferece.

Óculos de realidade virtual complementam a nova experiência de compra ao simular a atmosfera interna do veículo e noção de dimensões. Este recurso, em particular, já vinha sendo utilizado aqui pela Audi em suas lojas aqui no Brasil.

Por outro lado, a Volkswagen atuará de forma mais ampla. Este mês o mesmo sistema estará disponível em 10 concessionárias pelo país e no primeiro trimestre de 2019 até 30 outras serão abertas na América Latina.

Mais do que demonstração de tecnologia, esses recursos permitem grande ganho de tempo e de qualidade de venda. As variedades de equipamentos e de acabamento podem se comparar de forma mais eficiente, no ritmo e disponibilidade do interessado.

Lojas mais baratas e mais eficientes

Mesmo com a possibilidade de montar "ilhas" digitais em lojas já existentes, a vantagem mais expressiva é abertura de novos pontos de vendas mais enxutos, a partir de 90 m², com apenas um ou dois carros em exposição e aumento de eficiência no atendimento.

Nas grandes cidades ficou muito caro ou até mesmo impossível encontrar áreas bem localizadas para abrigar um arranjo tradicional de showroom.

A concessionária digital também se enquadra como complemento ideal ao chamado comércio de carros novos pela internet, que avança no país. Iniciativas mais aprofundadas hoje existentes, da Renault (K-Commerce) e da Citroën (St@rt), tendem a se expandir.

É até possível um cliente dessas duas marcas completar todo o processo de pesquisa e compra pela internet e ter seu carro novo entregue em casa, mas são casos ainda raros. O interessado estar limitado ao tamanho e resolução de uma tela de celular ou de computador agora deixa de existir. Ele poderá se integrar a uma loja física com todos os recursos modernos.

Sites independentes de compra e venda de veículos usados pela internet também anunciam a possibilidade de atender quem deseja comprar um zero-km a partir de 2019, encaminhando interessados às concessionárias. Esses clientes,  digamos, mais "tecnológicos", vão apreciar um ponto de venda convergente com suas preferências.

Siga o colunista

Fernando Calmon no Facebook
@fernandocalmon no Twitter
@fernandocalmonoficial no Instagram

Alta Roda

Banner Calmon - Alta Roda - Alta Roda
Imagem: Alta Roda
+ São onze os lançamentos anunciados para 2019 pela GM. Quatro já revelados: Bolt, Equinox Midnight e os Camaro cupê e conversível. Dos sete que faltam, probabilidades maiores são: novos Onix e Prisma, novos motores de três cilindros para estes dois compactos, Cruze hatch e sedã Midnight (ou versões esportivas RS) e estreia de internet 4G e Wi-Fi a bordo (no Cruze).

+ Renault comemora 20 anos da fábrica paranaense com meta de ampliar participação no mercado de 8,7% para 10% até 2022. Ao confirmar produção do SUV de teto baixo Arkana, o presidente da empresa Luiz Pedrucci previu a necessidade de outro SUV no segmento C. Esse produto (porte do Jeep Compass) ainda está sendo projetado. Este colunista estima lançamento em 2023.

+ Destaques visuais do novo Camaro são frente, lanternas traseiras e rodas de 20 pol. Há ainda controle de largada (melhor combinação para aceleração máxima) , "aquecimento de pneus traseiros" (freia as rodas dianteiras e as traseiras patinam à vontade) e câmbio automático de 10 marchas. Retrovisor interno por câmera, herdado do Bolt, avanço notável.

+ Finalmente, Governo Federal desistiu de "enfeitar" as novas placas padrão Mercosul com bandeiras dos 26 Estados e brasões dos 5.570 municípios brasileiros. Esses penduricalhos obrigariam o motorista a comprar outro par de placas ao adquirir um veículo registrado antes em outra cidade. Haverá atraso na implantação do programa, mas no caso por boa causa.

+ Após comemorar cinco milhões de turbocompressores produzidos no Brasil, quase 80% para motores pesados a diesel, a BorgWarner espera que a sua linha mais recente para motores leves flex poderá ser impulsionada pelo programa Rota 2030, visando a diminuir consumo de combustível. Este é um dos objetivos centrais e exigirá grande esforço adicional em pesquisa.