Topo

Choveu? Saiba como evitar danos ao motor do carro e fugir de aquaplanagens

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/01/2018 13h44

Enchentes podem danificar o motor. Veja como fugir dos problemas

Verão no Brasil é também época de tempestades, enchentes nas grandes cidades e dor de cabeça para quem enfrenta vias alagadas. O principal risco é o de entrada de água no sistema de respiro do motor, provocando o chamado "calço hidráulico".

Na video-reportagem que abre esta página, Benê Gomes do programa Auto+ mostra como evitar esse problema.

Como escapar das enchentes

- Se chover forte, fuja de vias alagadas; em São Paulo, CET e Prefeitura informam sobre ruas intransitáveis pelo Twitter.

- Se não conseguir desviar a rota, evite áreas onde a água passe da metade das rodas. Se superar essa altura, o carro poderá ficar preso -- em carros de passeio, esse nível de água pode indicar que o motor foi invadido pela água.

Veja mais:

+ Vai viajar? Veja dicas para uma jornada segura
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe

Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Foi pego pela enchente? Saiba o que fazer

- Pare e desligue o motor.

- Ao religar o carro, verifique se não houve entrada de água no sistema de admissão -- um mecânico ajudará no diagnóstico.

- Procure sua seguradora: se o mecânico identificar calço hidráulico, apólices com proteção contra fenômenos naturais cobrem este tipo de sinistro.

- Carro danificado por enchente também permite que se peça indenização ao administrador da via; registre boletim de ocorrência e procure um advogado.

Aquaplanagem

Outro risco dessa época do ano é o de aquaplanar. Carros e motos estão sujeitos a perder o controle por causa da falta de aderência dos pneus à pista molhada. Na prática, aquaplanagem acontece quando o pneu perde o contato com o asfalto e o veículo desliza na pista sobre uma camada de água.

Quem já passou por isso sabe que é de assustar. Em situações como essa e durante as chuvas de verão, dirija com atenção e reduza a velocidade. Quer dicas? UOL Carros e Infomoto trazem opiniões de especialistas neste vídeo: