Topo

Citroën C4 Picasso muda para tentar vender; UOL Carros dá novos preços

Consegue identificar, só "de olho", quais foram os retoques feitos na dianteira da minivan? - Divulgação
Consegue identificar, só "de olho", quais foram os retoques feitos na dianteira da minivan? Imagem: Divulgação

Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/04/2017 08h00

Minivan volta este mês às lojas levemente reestilizada e... Mais cara

Desde que foi lançada no Brasil, em outubro de 2015, a segunda geração do C4 Picasso nunca "pegou".

Se parte da culpa é do mercado, que passou a "dar de ombros" a qualquer veículo familiar que não seja um SUV, a marca francesa também teve sua parcela: durante longos meses o modelo ficou ausente das concessionárias, por interrupção da importação.

É uma pena, pois a minivan é um dos carros mais modernos à disposição do consumidor brasileiro -- tanto que o colocamos na lista de 10 bons carros que ninguém compra.

Para tentar reverter a situação, a fabricante já começou a oferecer em fase de pré-venda unidades da linha 2018, dotadas de discreta (muito discreta) reestilização visual e com novos equipamentos. Só que também ficou mais cara: reajustes foram de R$ 10 mil a quase R$ 40 mil na versão mais cara com todos os pacotes opcionais.

UOL Carros obteve em primeira mão a lista de versões e preços. Confira as etiquetas para as configurações de cinco lugares:

+C4 Picasso Seduction: R$ 121.400
+C4 Picasso Intensive - R$ 132.000
+C4 Picasso Pack Comfort - R$ 141.900
+C4 Picasso Pack Luxe - R$ 152.000

Esta é a nova tabela da configuração Grand C4 Picasso, que leva até sete pessoas:

+Grand C4 Picasso Seduction - R$ 131.400
+Grand C4 Picasso Intensive - R$ 142.000
+Grand C4 Picasso Pack Comfort - R$ 152.500
+Grand C4 Picasso Pack Luxe - R$ 167.400

Citroën C4 Picasso 2018 interior - Divulgação - Divulgação
Telas digitais, de 7 e 12 polegadas, são as mesmas de antes, porém com atualizações de gráficos e funções
Imagem: Divulgação

O que muda

Visualmente o C4 Picasso passou por retoques sutis (quase imperceptíveis, na verdade) concentrados na dianteira: grade dividida agora em três camadas (superior com o emblema do chevron; intermediária com nicho de placa; e inferior como uma faixa que "corta" o para-choque) e faróis de neblina com contorno cromado em forma de C.

Na parte de trás, há nova disposição dos LEDs das lanternas, com efeito tridimensional. Rodas, sempre de liga leve aro 17, foram redesenhadas, e há ainda duas novas opções de cores (azul e areia), com possibilidade de se colocar teto contrastante em preto (opcional que só deve estar disponível daqui a alguns meses, sem preço definido).

Em relação a equipamentos, a versão Seduction ganhou central multimídia de 7 polegadas com projeção de celulares -- só via Apple CarPlay ou MirrorLink, sem Android Auto -- e navegador GPS com mapa em 3D. A Intensive agora conta com faróis de xenônio autodirecionais.

O inédito pacote Pack Comfort acrescenta bancos parcialmente em couro (cinza) e com massageador, câmera de 360 graus para auxílio a manobras, sensor de tráfego em ponto cego e leitor de placas de trânsito. Já o Pack Luxe inclui assentos com revestimento integral em couro (preto), alerta de atenção do motorista, auxílio de manutenção de faixa e assistente de estacionamento para vagas paralelas e perpendiculares.

Demais itens, como controle de estabilidade e tração, partida do motor por botão, start stop (desligamento automático do motor em paradas breves), câmera de ré e computador de bordo digital de 12 polegadas, já eram conhecidos das linhas 2016 e 17. Motor continua a ser o consagrado 1.6 THP (turbo e só a gasolina) de 165 cv, acoplado a transmissão automática de seis velocidades.