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EUA verão novo Ford EcoSport antes do Brasil; estreia será no Salão de LA

André Deliberato<br>Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/11/2016 08h00

Facelift será apresentado globalmente no Salão de Los Angeles

UOL Carros bem que avisou que o Ford EcoSport reestilizado não estaria no Salão do Automóvel de São Paulo. Também conforme antecipamos, o Brasil sequer será o primeiro país a conhecer o facelift do modelo, nascido aqui em 2003 e tornado global a partir da atual geração.

A razão para isso ficou mais clara nesta quinta-feira (10): segundo o site americano Automotive News, a estreia mundial do suvinho renovado ocorrerá na próxima segunda-feira (14), no Salão de Los Angeles.

Fontes da fabricante consultadas pela nossa reportagem no Salão do Automóvel de São Paulo confirmaram a informação.

Por que os Estados Unidos primeiro?

Essa é a pergunta de um milhão de reais. Representantes da marca desconversam, mas está clara a estratégia de tentar fazer o EcoSport bombar no sempre concorrido mercado americano.

Se por aqui a vida já esta difícil contra Honda HR-V, Jeep Renegade, Nissan Kicks, Chevrolet Tracker e afins já está difícil, por lá há ainda outros rivais, como Nissan Juke e Buick Encore/Chevrolet Trax (como o nosso Tracker é conhecido).

O jipinho deve ganhar as ruas dos EUA em algum momento do ano que vem, de maneira simultânea ou até antes de ser lançado aqui. O esforço para adaptá-lo ao gosto do consumidor ianque foi tanto que boa parte do desenvolvimento foi feita na América do Norte. 

UOL Carros aposta que, enquanto não houver uma definição sobre lançamento no Brasil, a divisão nacional do grupo fará pouco alarde sobre as mudanças, a fim de não desestimular as vendas da linha atual -- que já caíram bastante desdes meados de 2015.

"Mini-Edge" de coração novo

Com o facelift o EcoSport deve "subir de degrau". Desenho frontal seguirá linhas globais adotadas pelos novos SUVs da Ford, tais como o Edge. É o que flagras recentes de leitores denunciam, feitos em rodovias de São Paulo (SP). 

Novidades não se resumem à estética: motor 1.6 Sigma de entrada deve dar lugar a um 1.5 3-cilindros aspirado chamado de Dragon, também flex e, muito provavelmente, mais eficiente do que os 115 cv e 16,1 kgfm (etanol) gerados pelo antecessor. Configuração 2.0 Duratec deve continuar em linha.

O novo EcoSport também terá equipamentos inéditos e melhor acabamento interno. Tudo para enfim tentar retomar a coroa perdida nos últimos anos.