Segredos automotivos

Indefinido, novo EcoSport foge do Salão; flagra mostra cara de Edge

André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

Não será no Salão de São Paulo que poderemos conhecer a cara do novo EcoSport. O evento, que começa daqui a duas semanas, era a data prevista por algumas mídias especializadas para fazer a estreia da maior reestilização da segunda geração do modelo, mas a agenda internacional pareceu mais importante.

Mesmo tendo surgido no Brasil (em 2003) e produzido por aqui, UOL Carros acredita que o SUV vai aparecer antes em outro país, no primeiro semestre do ano que vem, com a filial brasileira seguindo orientações da matriz a apresentando sua versão simultaneamente, exatamente como aconteceu em 2012, quando a marca convocou jornalistas brasileiros com urgência na primeira semana daquele ano porque a Ford da Índia iria mostrar as linhas finais da segunda geração.

Teremos de esperar para saber. Mas algumas informações já estão mais claras.

Lícius de Vasconcelos/UOL
Novo EcoSport não estará estande da marca no Salão do Automóvel de São Paulo 2016 Imagem: Lícius de Vasconcelos/UOL

Mini-Edge

Como ele será? Algumas fontes ligadas à marca confirmaram a UOL Carros que o suvinho deve "subir de degrau". Visualmente, o desenho frontal deve seguir as linhas globais adotadas pelos novos SUVs da Ford, fazendo com que o EcoSport tenha a mesma cara do Edge, mas em menores proporções. A traseira deverá ter novo para-choque e nova disposição de luzes nas lanternas, que manterão tamanho e formato atuais.

As fotos e o vídeo que ilustram essa reportagem, feitos pelo leitores Lícius de Vasconcelos e BrunoFernando Antognolli, respectivamente, denunciam essa mudança. Elas foram feitas no Brasil, na rodovia José Ermírio de Moraes (conhecida popularmente como "Castelinho"), em Sorocaba (SP).

Mas as novidades não se resumem à estética: motor 1.6 Sigma de entrada deve dar lugar a um 1.5 de três cilindros aspirado, chamado de Dragon e baseado no 1.5 Ecoboost (turbo) utilizado pelo Fusion nos EUA, ainda sem potência e torque estimados, mas certamente mais eficientes que os atuais 115 cv e 15,4 kgfm de torque com gasolina (115 cv e 16,1 kgfm com etanol). Os motores 1.6 TiVCT e 2.0 Duratec devem continuar em linha nas configurações mais caras.

O EcoSport também terá equipamentos inéditos, melhor acabamento interno e deverá se nivelar aos principais rivais, inclusive em preço. Em suma, é praticamente certo afirmar que os valores (entre R$ 68.690 e R$ 93.550 atualmente) poderão começar perto de R$ 80 mil e alcançar o patamar de três dígitos na versão de topo.

Lícius de Vasconcelos/UOL
Quase "limpo", é possível ver que estepe na tampa do porta-malas deve continuar Imagem: Lícius de Vasconcelos/UOL

UOL Carros acredita que a mudança era necessária, já que a cara do EcoSport era praticamente a mesma desde a chegada da nova geração, em 2012 -- de lá para cá, apenas faróis (que ganharam LED) e o sistema multimídia Sync tiveram alterações. Isso não basta em um segmento cada vez mais concorrido, com rivais mais modernos, mesmo para o precursor da categoria de SUVs compactos.

Mas não será no Salão, portanto, que teremos a chance de ver se o EcoSport terá força para contra-atacar Honda HR-V e Jeep Renegade, os dois carros que, principalmente, pisaram em cima de seu reinado. A Ford já confirmou a picape F-150 Raptor, Mustang e o novíssimo GT no evento.

UOL Carros entrou em contato com a empresa, que reconhece as fotos em flagrante do veículo, mas diz que não vai comentar sobre o modelo neste momento.

Mande fotos por e-mail ou WhatsApp

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

UOL Carros também usa o WhatsApp como forma de receber suas imagens: basta adicionar o número +55 11 9-9955-8532. Segue válido a forma anterior, pelo e-mail uolcarros@uol.com.br.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo