Topo

BMW blinda geral: X2 quer ser brasileiro em 2018; motor 1.5 flex vem antes

André Deliberato<br>Karina Craveiro<br>Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/11/2016 10h00

Marca também anuncia sedã Série 3 com "blindagem oficial"

Mal foi apresentado no Salão de Paris, em setembro -- despertando atenções gerais, inclusive do chefão da rival Mercedes-Benz --, o conceito BMW X2 já deu as caras no Brasil.

+ Vai ao Salão? Veja guia sobre preços, dicas e como evitar filas

A rapidez com que o protótipo surge no Salão do Automóvel de São Paulo mostra o quanto ele cai como luva nos planos locais da BMW.

Executivos da marca já confirmaram que ele será vendido aqui em 2018, pouco depois de ganhar vida como versão de produção -- a estreia oficial deve ocorrer no Salão de Frankfurt de 2017.

Mas não faz sentido simplesmente importar um modelo compacto e de volume para vendê-lo a preço muito acima do X1 nacional. A solução óbvia é também nacionalizar o X2, até porque há espaço sobrando na fábrica de Araquari (SC) -- pouco mais de 50% da capacidade máxima está em operação.

Em entrevista a jornalistas após a coletiva da marca no São Paulo Expo, o presidente da BMW do Brasil, Hélder Boavida, desconversou. "Ainda está cedo para responder [se haverá produção local]. É um carro de volume, com certeza, mas não temos como prever", disse.

UOL Carros conversou com Martin Fritsches, porém, e o diretor de vendas do grupo no país admitiu o interesse. "Se o X2 será produzido no Brasil ainda não está definido, mas por seu porte e proposta é sim uma boa opção", respondeu.    

Não é só questão de estilo (algo que já esmiuçamos): o X2 compartilhará plataforma de tração dianteira com o X1 e, muito provavelmente, motorização: 2.0 4-cilindros (184 cv) e 1.5 3-cilindros (136 cv), ambos sobrealimentados com turbo e, no Brasil, preparados para beber gasolina e etanol.

Sobre o 3-cilindros flex da BMW, aliás, Fritsches confirmou que o projeto, prometido para este ano, está enfim sendo preparado para chegar no mais tardar no segundo semestre de 2017. X1 e Série 3 devem ser os escolhidos para estrear a tecnologia. 

BMW 430i Cabrio - Leonardo Felix/UOL - Leonardo Felix/UOL
BMW 430i Cabrio dá as boas vindas no Salão e já está à venda por R$ 276.950
Imagem: Leonardo Felix/UOL

Blindado com grife

O estande da marca alemã também marca a estreia do Série 4 Cabrio 430i, que já está sendo vendido por R$ 276.950 e terá motor de 252 cv, sete a mais que o da antiga versão 428i.
 
A fabricante anunciou ainda o Série 3 Protection, programa de blindagem oficial para o sedã. Tem garantia de dois anos e custa R$ 70 mil, independentemente da versão -- o três-volumes, atualmente, varia de R$ 164.950 e R$ 249.950.