Subaru WRX STI é o carro japonês mais divertido do Brasil; assista
Se o Mitsubishi Lancer Evolution se aposentou e deixou saudades, o Honda Civic Si ainda não empolgou e o Nissan GT-R é um sonho bem distante, o Subaru WRX STI chegou ao Brasil para ocupar, sem muita concorrência, o posto de referência entre esportivos japoneses.
Lançado no fim de julho, por R$ 194.900 (o sedã mais simples, apenas WRX, custa R$ 147.900), ele cobra menos do que rivais alemães, como Audi S3 Sedan (R$ 216.190), Mercedes-Benz CLA 45 AMG (R$ 298.900) e BMW M 235i (R
Lançado no fim de julho, por R$ 194.900 (o sedã mais simples, apenas WRX, custa R$ 147.900), ele cobra menos do que rivais alemães, como Audi S3 Sedan (R$ 216.190), Mercedes-Benz CLA 45 AMG (R$ 298.900) e BMW M 235i (R$ 250.450), para trazer o lastro de ser um modelo pensado para pistas e rali. Seu foco, portanto, está mais na estabilidade para contornar curvas de forma insana do que para ser o mais rápio em linha reta. Subaru é carro de engenheiro feito para engenheiros.
nbsp;250.450), para trazer o lastro de ser um modelo pensado para pistas e rali. Seu foco, portanto, está mais na estabilidade para contornar curvas de forma insana do que para ser o mais rápio em linha reta. Subaru é carro de engenheiro feito para engenheiros.Basta apertar o play no vídeo acima para vê-lo em ação na pista de testes e cheia de curvas da fazenda Capuava, em Indaiatuba (SP).
Como ele é (e anda)
Desmembrado da família Impreza na atual geração, o WRX STI usa um motor boxer turbo de 2,5 litros, capaz de render 310 cv de potência (a 6.000 rpm) e 40 kgfm de torque (a 4.000 rpm). São números ótimos, claro, mas que não chegam a saltar aos olhos na comparação com outros esportivos. O diferencial do modelo está, como já dito, em sua capacidade de fazer curvas.
A cara de malvado é a mesma nas duas versões, mas só a STI agrega rodas BBS aro 19 de alumínio forjado e o suntuoso aerofólio traseiro, itens que conferem certo ar de carro tunado, fazendo-o impor ainda mais respeito.
Todavia, é no conjunto mecânico que estão suas principais qualidades: além da força do boxer 2.5, o esportivo está munido de tração integral com distribuição inteligente de torque entre os eixos, suspensões independentes (McPherson na dianteira; braços oscilantes na traseira), freios da grife Brembo com discos dianteiros ventilados e transmissão manual de seis marchas. Esta, aliás, possui engates justos, ornando trocas rápidas de marcha com respostas não menos imediatas (e até bruscas) dos pedais (em metal) de embreagem e acelerador.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.