Topo

GM detecta falha na ignição de outros 3,16 milhões de carros

<br>Da EFE

Em Washington (EUA)

17/06/2014 17h34

A General Motors ampliou na segunda-feira (16) o recall de modelos com defeito de ignição para um total de 3,16 milhões de automóveis e, neste segundo trimestre do ano, assumirá US$ 700 milhões para cobrir os custos dos consertos. A GM tinha previsto inicialmente US$ 400 milhões em custos pelos consertos de veículos no segundo trimestre e anunciado a convocação de 511.528 unidades apenas do Camaro.

Outro defeito -- este de airbag -- envolve unidades do esportivo Camaro modelo 2012 vendidas no Brasil, mas em escala minúscula. No total, 39 carros foram chamados.

A fabricante disse que os automóveis afetados pelo novo recall, que é similar ao feito em fevereiro deste ano e que afetou 2,6 milhões de unidades, são veículos dos modelos de 2000 a 2014, incluído o Chevrolet Impala que está em produção.

Chevrolet Impala recall - Stan Honda/AFP - Stan Honda/AFP
Topo da linha de sedãs da GM americana, Impala também entrou na linha de reparo
Imagem: Stan Honda/AFP

A empresa afirmou que tem informação de oito acidentes e de seis pessoas feridas por conta dos defeitos nesses veículos.

Assim como nos carros afetados pelo recall de fevereiro, o defeito permite que a chave gire sozinha simplesmente pelo peso do chaveiro ou pelas condições da estrada e, com isso, desligue o motor. Se a chave se movimenta e o motor desliga, vários sistemas do automóvel são desativados, inclusive os airbags.

A GM disse que até que os sistemas de ignição sejam consertados, o que ocorrerá nas próximas semanas, "os proprietários dos automóveis afetados devem retirar todo o peso adicional dos chaveiros e dirigir só com a chave do carro".

Além dos 3,16 milhões de veículos afetados pelo defeito no sistema de ignição, a GM convocou um recall de outros 165.770 veículos nos Estados Unidos por cinco defeitos diferentes.

Camaro recall - Divulgação - Divulgação
Alerta vermelho para o Camaro com falha que pode desligar o carro
Imagem: Divulgação