Toyota Etios Sedan é o carro com reparo mais barato em ranking

André Deliberato
Do UOL, em São Paulo (SP)

O Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) divulgou nesta terça-feira (11) o índice Car Group, mais conhecido como índice de reparabilidade, de maio. O destaque deste mês é o Toyota Etios Sedan, o carro com menor custo e tempo de manutenção -- foram 13 pontos conquistados, o menor entre todos os modelos avaliados. Vale lembrar que tratam-se de reparos de acidentes (pequenas colisões), e não de manutenção convencional. 

Além da primeira colocação no quadro geral, o carro da Toyota também é líder entre os sedãs compactos, de acordo com o Cesvi. A escala de avaliação da entidade vai de 10 a 60 e quanto menor for a nota, melhor será a reparabilidade.

Mas não é só a Toyota que leva boas notícias para casa. Os carros franceses também continuam dominando a lista: das 13 categorias avaliadas, seis são lideradas por modelos de Citroën, Peugeot ou Renault. O domínio francês segue o índice de rankings anteriores, ainda que continue contrariando parte do público consumidor de carros, que diz sofrer no momento da manutenção desses modelos, disseminando a ideia de pós-venda complicado e reputação ruim.

HATCHES COMPACTOS
Entre os hatches compactos, o Citroën C3 manteve-se na primeira posição da categoria, com nota 14. O Toyota Etios hatch se mantém como segundo colocado, com 15 pontos. O Chevrolet Onix divide a medalha de bronze com Volkswagen Fox e o novíssimo Peugeot 208, todos com 16 pontos.

HATCH MÉDIO
Não houve alteração de posicionamentos e resultados nesta categoria. A ordem ainda é Peugeot 308 (23), Fiat Bravo (35), Citroën C4 (37) e Nissan Tiida (37).

PICAPE COMPACTA
A Volkswagen Saveiro, recentemente reestilizada, passou por uma atualização no preço de algumas peças, mas manteve-se na primeira colocação de sua categoria, com nota 25. Ford Courier (46) foi a segunda colocada. A Fiat Strada não foi avaliada nesta atualização.

SEDÃ MÉDIO
Na ordem, Peugeot 408 (20), Citroën C4 Pallas (30), Fiat Linea (35), Nissan Sentra (36) e Renault Fluence (47).

  • Divulgação

    O 208, lançamento de peso da Peugeot nos últimos meses, teve boa nota e já ocupa a terceira posição da categoria hatches compactos, empatado com o Volkswagen Fox (ambos possuem 16 pontos). 

UTILITÁRIO ESPORTIVO
O Ford EcoSport manteve a primeira posição da categoria, com 35 pontos, longe do Renault Duster, que já foi líder, mas agora é o segundo colocado, com nota 48.

Nesta atualização não houve avaliação das categorias "picape compacta com cabine estendida", "picape média" e "perua média". Veja uma lista com o líder de cada segmento (definidos pelo Cesvi), seguido de sua respectiva pontuação. Para ver a tabela completa, clique aqui.

-- Hatch compacto: Citroën C3 -- 14 pontos
-- Hatch compacto off-road: Renault Sandero Stepway -- 27 pontos
-- Hatch médio: Peugeot 308 -- 23 pontos
-- Hatch médio off-road: Suzuki SX4 -- 42 pontos
-- Minivan compacta: Citroën C3 Picasso -- 29 pontos
-- Minivan média: Citroën C4 Picasso -- 34 pontos
-- Picape compacta (cabine simples): Volkswagen Saveiro -- 25 pontos
-- Sedã compacto: Toyota Etios Sedan -- 13 pontos
-- Sedã médio: Peugeot 408 -- 20 pontos
-- Perua compacta: Volkswagen SpaceFox -- 28 pontos
-- Utilitário esportivo: Ford EcoSport -- 35 pontos
-- Utilitário esportivo off-road: Suzuki Jimny -- 35 pontos
-- Utilitário curto (furgão): Ford Transit -- 60 pontos

COMO FUNCIONA O ÍNDICE
O índice Car Group serve para apontar quais são os veículos com menor custo e tempo de reparo. Segundo o Cesvi, o trabalho começa com crash-tests. São realizados testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita, de acordo com a Norma Internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repair), um conselho internacional de centros de pesquisa especializados em reparação automotiva e segurança viária.

Após cada impacto, o veículo é levado a uma oficina-modelo, onde é estudada a extensão dos danos e a facilidade do reparo. A tabela divulgada contém veículos fabricados no Brasil e no Mercosul e modelos importados. Estão excluídos os carros fora de linha de produção, esportivos fora-de-série, picapes e utilitários com peso superior a 2.300 kg. A atualização da tabela é feita periodicamente, de acordo com os últimos lançamentos. Para ver números antigos ou de carros que já saíram de linha, vá até o site do Cesvi: www.cesvibrasil.com.br.

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