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Ranking de custo de peças mostra que carro francês tem o reparo mais barato do Brasil

Novo Citroën C3 manteve a primeira colocação geral e é o carro com o custo de reparo mais barato do Brasil - Murilo Góes/UOL
Novo Citroën C3 manteve a primeira colocação geral e é o carro com o custo de reparo mais barato do Brasil Imagem: Murilo Góes/UOL

André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/09/2012 12h02

O Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) divulgou nesta terça-feira (11) o índice Car Group (conhecido como índice de reparabilidade) de agosto. A lista leva em conta as variações de preço da cesta básica do carro (peças mais utilizadas em um reparo automotivo, como para-choque e lanternas, por exemplo -- não confunda com preços de revisão nem com índices de consumo do carro) e já inclui os modelos recém-lançados no país.

O grande destaque da lista é o novo Citroën C3, que mantém a primeira colocação no quadro geral (conquistada pela geração anterior) e também é o medalha de ouro entre os hatches compactos, com grau 13 no índice.

O fato de o carro com custo de peças mais barato do Brasil ser de uma fabricante francesa contraria boa parte do público consumidor de automóveis no Brasil, que ainda crê que os carros "franceses" são importados para o Brasil e inviáveis pelo alto valor de manutenção -- o que, comprovadamente, não é verdade. O C3, por exemplo, é produzido na fábrica da Citroën em Porto Real, no Rio de Janeiro.

Na tabela de carros médios, o hatch com valores de reparo mais baratos é o Peugeot 308, com nota 22, seguido por Nissan Tiida (31) e Fiat Bravo (32). Entre os sedãs, Peugeot 408 (19) é o líder, seguido por Citroën C4 Pallas (27) e Nissan Sentra (32).

  • Domínio francês: o Renault Duster é o SUV compacto com melhores preços de peças do Brasil

HEGEMONIA
Entre as minivans, os carros com manutenção mais barata do país são o C3 Picasso (compactas) e o C4 Picasso (médias). A Renault Mégane Grand Tour é a perua média com manutenção mais barata e o Duster, o SUV compacto com melhores preços de peças do Brasil, realçando ainda mais a hegemonia francesa sobre as outras fabricantes.

Volkswagen SpaceFox é a perua compacta com a melhor nota (24) -- a Palio Weekend, sua única concorrente, tem péssimos 57 pontos -- e o Polo sedã lidera a turma dos sedãs compactos, com 14, seguido por JAC J3 Turin e VW Voyage, ambos com 22.

Na categoria de picapes, a Volkswagen Saveiro é a líder dos modelos com cabine simples, Fiat Strada é a primeira entre as variantes com cabine estendida e a Nissan Frontier, a que tem o custo de manutenção mais barato entre as médias.

Veja abaixo uma lista com o líder de cada categoria (definidas pelo Cesvi), seguido da respectiva pontuação:

-- Hatch compacto: Citroën C3 -- nota 13
-- Hatch compacto off-road: Renault Sandero Stepway -- nota 27
-- Hatch médio: Peugeot 308 -- nota 22
-- Hatch médio off-road: Suzuki SX4 -- nota 42
-- Minivan compacta: Citroën C3 Picasso -- nota 28
-- Minivan média: Citroën C4 Picasso -- nota 32
-- Picape compacta com cabine simples: Volkswagen Saveiro -- nota 27
-- Picape compacta com cabine estendida: Fiat Strada -- nota 46
-- Picape média: Nissan Frontier -- nota 60
-- Sedã compacto: Volkswagen Polo -- nota 14
-- Sedã médio: Peugeot 408 -- nota 19
-- Perua compacta: Volkswagen SpaceFox -- nota 24
-- Perua média: Renault Grand Tour -- nota 25
-- Utilitário esportivo (SUV): Renault Duster -- nota 42

COMO FUNCIONA O ÍNDICE
O índice Car Group serve para apontar quais são os veículos com menor custo e tempo de reparo, algo que deveria sempre ser levado em consideração no momento da compra de um carro. Em uma escala de 10 a 60, quanto menor for a nota do modelo, melhores são suas características de reparabilidade.

Segundo o Cesvi, o trabalho começa com crash-tests. São realizados testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita, de acordo com a Norma Internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repair), um conselho internacional de centros de pesquisa especializados em reparação automotiva e segurança viária.

Após cada impacto, o veículo é levado a uma oficina-modelo, onde é estudada a extensão dos danos e a facilidade do reparo. A tabela divulgada contém veículos fabricados no Brasil e no Mercosul e modelos importados. Estão excluídos os carros fora de linha de produção, esportivos fora-de-série, picapes e utilitários com peso superior a 2300 kg. A atualização da tabela é feita periodicamente, de acordo com os últimos lançamentos. É provável que Hyundai HB20, Toyota Etios e o futuro Chevrolet Onix estejam presentes no índice dentro de alguns meses. Para ver números antigos ou de carros que já saíram de linha, vá até o site do Cesvi: www.cesvibrasil.com.br.