Topo

Fiat promete sucessor do Mille para 2015 e feito em Minas Gerais

Strada com terceira porta invertida, projeto já desenvolvido (e flagrado em MG), só depende de "decisão final" - UOL
Strada com terceira porta invertida, projeto já desenvolvido (e flagrado em MG), só depende de "decisão final" Imagem: UOL

Fernando Calmon

Colunista do UOL

14/05/2013 17h27

Logo depois do anúncio da nova unidade fabril em Goiana (PE), em dezembro do ano passado, os primeiros rumores sobre a Fiat davam conta de que lá seria produzido o subcompacto que sucederia o Mille como automóvel mais barato da marca italiana. No entanto isso não se confirmou.

Há cerca de três meses, a coluna Alta Roda antecipou que este modelo ficaria para a fábrica mais antiga, em Betim (MG) e que o primeiro produto pernambucano seria um SUV compacto. Semana passada, foram revelados os planos completos e o cronograma de início de produção na fábrica pernambucana e de vendas (em média três meses após o primeiro carro de série deixar a linha de montagem). No total seis modelos: quatro da Fiat e dois da Jeep.

Agora é a vez de antecipar os planos para a Betim (MG), nos próximos anos. A unidade receberá investimentos e ampliará a produção atual, de 800.000 unidades/ano, para um total de 950.000 unidades/ano. Trata-se da segunda maior fábrica do mundo em um único terreno, perdendo apenas para as instalações da Hyundai na Coreia do Sul.

O cronograma a seguir está ajustado pela comercialização dos modelos, ou seja, o lançamento comercial:

Primeiro trimestre de 2014 (início de produção, novembro 2013): novo Fiorino, com a mesma frente do novo Uno.

Primeiro trimestre de 2015 (início de produção: dezembro de 2014): novo Doblò (Projeto 263) .

Segundo trimestre de 2015 (início de produção janeiro de 2015): subcompacto (Projeto 344), sucessor do Mille.

Quanto à picape compacta Strada cabine dupla de três portas, fácil de produzir, o desenvolvimento está quase pronto, mas ainda falta a decisão final.