Alfa Romeo 4C estreia como fração da nova Ferrari

Claudio Luís de Souza
Do UOL, em Genebra (Suíça)

  • Christian Brun/AP

    Alfa Romeo 4C: uma espécie de esportivo em tom menor, mas com charme inegável

    Alfa Romeo 4C: uma espécie de esportivo em tom menor, mas com charme inegável

O lançamento dos superesportivos híbridos La Ferrari e McLaren P1, com o Lamborghini Veneno tentando aparecer junto na foto, é um dos destaques do Salão de Genebra, que abre ao público nesta quinta-feira (7). No entanto, num estande próximo, outro modelo de dois lugares e coração pulsante chama atenção quase na mesma medida.

Trata-se do Alfa Romeo 4C, um cupê esportivo compacto, com motor central (atrás da cabine) de 1,8 litro, sobrealimentado com turbo e dotado de injeção direta de gasolina nos quatro cilindros, com potência entre 230 e 240 cavalos -- por alguma razão, a Alfa não divulgou os dados técnicos do carro aqui em Genebra. Tampouco ofereceu as medidas oficiais do modelo, reafirmando apenas que ele mede "menos de 4 metros".

AQUI TEM ESPORTIVO 100%

Considerando que a potência divulgada pela Ferrari para seu carro homônimo é de 963 cv, produzidos principalmente por um colossal motor 6,3 litros de 12 cilindros em V, o Alfa Romeo 4C é uma espécie de La Ferrari/4 (na potência), ou de La Ferrari/3 (no bloco do motor). Possivelmente essa fração terá base ainda maior (e quociente menor) na etiqueta de preço, já que o bólido de Maranello tem edição limitada a 499 exemplares e deve custar perto de R$ 3 milhões. O carro da Alfa terá produção indefinida e precisa de um preço mais realista.  

QUE CARRO É ESSE?
O nome e alguns aspectos construtivos do 4C (como o uso de alumínio e fibra de carbono) são herança do Alfa 8C Competizione, de motor 8-cilindros: por ter quatro, o novo carro virou 4C. E ele é o escolhido como passaporte da marca italiana na volta aos Estados Unidos -- mercado crucial para o grupo Fiat-Chrysler, controlador da Alfa. Quanto ao Brasil, segue a novela já descrita quando falamos do hatch Mito.

As linhas esguias, a carroceria rente ao chão e a adequação técnica à "respiração" de um motor traseiro, bem como o par de lanternas redondas, têm tudo para enganar os incautos e semear a dúvida nas ruas, na linha "Aquele carro era uma Ferrari, né?"

Veja mais fotos do Alfa Romeo 4C
Veja Álbum de fotos

Bem, não exatamente. Os desenhistas da Alfa pisaram na bola ao criar um conjunto de luzes com LEDs e faróis incrustados no que parece uma couraça -- que pode ser de plástico ou fibra de carbono, a depender da configuração do cupê. Com isso, o 4C perdeu um pouco da elegância e ficou parecendo um fora-de-série projetado por algum ricaço excêntrico. Mas pode ser que nos acostumemos.

Outro item que chama a atenção do lado de fora do 4C são as rodas, que têm medidas diferentes nos dois eixos. À frente, o aro é 18 e os pneus são 205/40. Atrás, o aro é 19 e os pneus são mais largos (235) e finos (40), para negociar melhor a tração traseira.

O trem-de-força é complementado pelo câmbio automatizado de dupla embreagem TCT (com número de marchas também não revelado), cujos comandos emulam os de supercarros e são apresentados como botões; o motorista pode escolher entre quatro comportamentos dinâmicos por meio do sistema DNA -- um deles é denominado Race (de "corrida"). Isso é feito por meio de uma tecla no console central. O painel é totalmente digital, mas simula instrumentos analógicos. Todos os comandos ficam voltados ao motorista, como num carro de competição.

A Alfa Romeo não divulgou preços do 4C para nenhum dos mercados a que ele se destina. Em tempo: como dito, a Alfa pertence à Fiat-Chrysler, que é dona da Ferrari e da Maserati -- em cuja fábrica será feito o 4C. Tudo em casa, portanto.

Viagem a convite da Fiat

Notícias relacionadas

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos